Mato Grosso, 20 de Abril de 2024
Mato Grosso

Hospital Júlio Müller realiza 1ª cirurgia pública de victrectomia de MT

06.02.2016
08:41
FONTE: Evania Costa - Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Este procedimento cirúrgico da oftalmologia só foi possível a partir de investimentos no valor de R$ 330 mil em equipamentos e na contratação, através de concurso público realizado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebsher), do médico oftalmologista Dr. André Mozena, especialista em retinologia.


“A cirurgia foi ótima. O caso era muito complicado. Por esse motivo, ainda é cedo para prever o quanto a paciente vai enxergar. O período de recuperação será de 1 a 3 meses. Essa foi uma grande conquista do serviço (HUJM) e um grande benefício para toda a sociedade mato-grossense. A fila não é pequena, mas faremos de tudo para minimiza-la”, afirma Mozena, ressaltando que esse tipo de procedimento cirúrgico é de alta complexidade. Os aparelhos e os insumos são caros.


 “Dia 1º de fevereiro de 2016 foi um dia para entrar na história da medicina de Mato Grosso. A razão do destaque é que esta cirurgia, altamente complexa e delicada, nunca havia sido realizada pelo SUS em um hospital público em Mato Grosso. Há uma longa fila de pessoas necessitando desse procedimento. Mesmo não tendo ainda capacidade de atender toda uma demanda reprimida na velocidade desejada, a realização da primeira cirurgia representa um alento, uma “luz no fim do túnel” na construção de um Sistema único de Saúde que seja inclusivo e democrático. Essa conquista é do povo e para o povo mato-grossense”, comemora o superintendente do HUJM, Francisco Souto.


Novo Centro Cirúrgico

A vitrectomia foi uma das 67 cirurgias eletivas e de urgência realizadas, entre os dias 25 de janeiro e 03 de fevereiro no renovado Centro Cirúrgico do hospital Universitário Júlio Müller (HUJM-UFMT), que passou por reformas de maio ao início de dezembro de 2015. Com investimentos no montante de R$ 291,971 mil, a estrutura da área interna foi completamente recuperada com a troca de fiações elétricas, janelas e portas; e alterações estruturais que permitiram a ampliação do número de salas de cirurgia. A expectativa é que ainda no primeiro semestre de 2016, o número de procedimentos aumente 50%. Antes de reforma, entre 160 e 200 cirurgias era realizadas mensalmente no Centro Cirúrgico.


Para um dos fundadores do hospital e atual gerente de Atenção à Saúde do HUJM, Eduardo De Lamonica Freire, a Ebserh representa a revitalização dos Hospitais Universitários Federais, apoiando tanto na contratação de novos profissionais por meio de concurso público, quanto na reforma e ampliação da estruturação física e aquisição de equipamentos de ponta para o aparelhamento dos setores hospitalares. “Graças a este apoio, o HUJM comparece mais uma vez com um procedimento médico-cirúrgico de ponta na história da atuação da rede pública de saúde do Estado e enriquece o aprendizado dos médicos residentes de oftalmologia”, destaca Freire. 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO