Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Mato Grosso

Ibama impede implantação de garimpo ilegal em Novo Mundo

31.07.2014
16:52
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Motivado por denúncias relacionadas a atividade garimpeira na região, desde maio o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) vem realizando sobrevoos e identificando áreas suspeitas. Na última quinta-feira (24), equipes de agentes do Ibama e da Polícia Ambiental (BPA/MT) se dirigiram para uma área próxima do rio Braço Norte, onde estava sendo implantada uma nova atividade garimpeira ilícita. Foi encontrado um acampamento para 20 pessoas e algumas balsas estavam sendo montadas para instalação de motobombas.

O arrendatário foi autuado por destruir 1,30 hectares de área de preservação permanente e teve seus maquinários apreendidos e levados para pátios de prefeituras da região. Foram apreendidos: um trator de esteira, uma escavadeira hidráulica, um caminhão prancha, uma caminhonete triton, um gerador e 3 conjuntos de motobombas.

Segundo o analista ambiental Waldivino Silva, gerente executivo do Ibama em Sinop, “o proprietário também será autuado pelos danos e a propriedade será embargada”. “Com o apoio de satélites e de aeronaves, conseguimos evitar o mal maior, que seria a implantação do garimpo”, conclui Silva.

O garimpo irregular nos rios é uma atividade extremamente danosa ao ecossistema, causando assoreamento dos corpos hídricos e mortandade de peixes, além da contaminação da água com mercúrio. O Ibama continuará monitorando a região para impedir novos ilícitos e conta com o apoio da população que tem denunciado casos de degradação ambiental.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO