Mato Grosso, 23 de Abril de 2024
Mato Grosso

Idosa infectada com superbactéria KPC morre em UTI de hospital em MT

29.11.2016
15:47
FONTE: G1 MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Paciente estava internada no Hospital Regional de Sorriso
Uma idosa morreu após ser infectada com a ‘superbactéria’ KPC na Unidade de Tratamento Intensiva (UTI) do Hospital Regional de Sorriso, a 420 km de Cuiabá, na segunda-feira (28). A paciente estava devidamente isolada e continuou o tratamento na unidade, após a confirmação da infecção. A UTI chegou a ficar temporariamente interditada para novos pacientes, mas foi reaberta.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) ainda não informou se a morte da paciente tem ligação com a superbactéria. A identidade da paciente não foi divulgada. A redação entrou entrar em contato com a direção da unidade, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem.

Por orientação da Comissão de Controle e Infecção Hospitalar, os demais pacientes da UTI foram retirados do local para uma higienização preventiva a fim de evitar novas contaminações.

Alguns desses pacientes já receberam alta e os outros retornaram a UTI após a higienização do local e dos utensílios e materiais médicos. A SES informou ainda que o recebimento de novos pacientes já foi retomado.

KPC
O contágio da bactéria KPC acontece por contato, mas não socialmente. No caso de pacientes acamados infectados, a chance é maior de uma contaminação. A KPC fica alojada no trato digestivo da pessoa infectada e aparece nas fezes e na urina, por exemplo.

A bactéria se multiplica em ambiente hospitalar. Em um paciente contaminado provoca febre alta e baixa a pressão arterial. Outro sintoma é o suor frio.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO