Mato Grosso, 23 de Abril de 2024
Mato Grosso

Inaugurado nova sede do Fórum de Canarana

15.12.2016
15:47
FONTE: Viviane Moura | Coordenadoria de Comunicação do TJMT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Espaço amplo que agrega todas as unidades pertencentes à Comarca de Canarana (823 km a leste da Capital), esta é a nova estrutura que dispõe o Fórum local inaugurado nesta quarta-feira (14 de dezembro), às 16h. A cerimônia que ocorreu no Plenário do Júri foi conduzida pelo presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Paulo da Cunha, que juntamente com o juiz diretor da comarca, Darwin de Souza Pontes, descerrou a placa. Na sequência houve a benção ecumênica proferida por um padre e uma pastora.
 
A nova sede possui cerca de 2.800 metros quadrados de área construída e tem o triplo do tamanho do prédio utilizado anteriormente. Nela irão funcionar o Juizado Especial Cível, as duas Varas Cíveis, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), a central de distribuição e a diretoria. A unidade judiciária conta com uma equipe de 45 pessoas, entre servidores, colaboradores e terceirizados.
 
Emocionado, o presidente do TJMT ressaltou a satisfação de retornar à comarca para consolidar uma das metas de sua administração, a entrega do novo edifício. “Há tempo para tudo, hoje é tempo de agradecer a oportunidade de realizar um sonho almejado por muitos, que começou lá atrás, com um projeto que conseguimos efetivar. Para o Poder Judiciário é uma alegria oferecer um espaço adequado e confortável aos servidores e aos jurisdicionados do município”, salientou o desembargador Paulo da Cunha.
 
Ao agradecer ao desembargador a entrega da nova sede, o juiz Darwin de Souza Pontes afirmou ser este um momento grandioso não apenas para ele, mas para todos que contribuíram para a construção. “Tudo começou com o doutor André Guanaes, que iniciou este projeto, passou por outros magistrados que embarcaram nesse sonho e chegou até mim, que tenho a felicidade de vê-lo concretizado. Este é um dia de celebração e todos nós, juízes, desembargadores e servidores, somos responsáveis e merecemos estar aqui”.

Um sonho realizado, foi como resumiu a gestora-geral da comarca, Maili Catarina Rockenbach, ao falar sobre a inauguração do prédio. “Hoje é um dia muito especial para mim, é bom ter esse local espaçoso para trabalhar. No antigo fórum tínhamos várias pessoas, de funções diversas, trabalhando no mesmo ambiente, agora cada setor terá sua própria sala, tudo ficará mais organizado. Temos um tribunal do júri e o melhor, todos os serviços estão concentrados num único imóvel com a estrutura compatível com a nossa necessidade”.
 
Para a presidente da 19ª subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MT) de Canarana, Lúcia Helena Rodrigues da Silva Bensi, é indispensável reconhecer o empenho de todos que colaboraram para a materialização da obra. “Este é um local edificado a muitas mãos e cada um, a seu modo, ajudou. Parabéns pela entrega da nova sede da comarca, todos que vivemos aqui nos sentimos honrados do trabalho desenvolvido pela Justiça nesta cidade”, finalizou.

A Comarca de Canarana foi instalada em 1990. A primeira sede, que foi doada pelo município para o Judiciário, tinha pouco mais de 750 metros quadrados de extensão.
 
Expansão - A próxima comarca a receber nova sede será Nova Mutum (264 km ao norte de Cuiabá), em 16 de dezembro (sexta-feira), às 16h30. No dia seguinte, 17 (sábado), será a vez da Comarca de Jaciara (144 km ao sul da Capital), às 15h. A solenidade que marca a entrega da reforma e ampliação do Fórum de Juara (709km a médio-norte) será no dia 27 de dezembro, às 10h, e o novo Fórum de Arenápolis (258km a médio-norte) será entregue em solenidade no dia 29 de dezembro, às 10h.
 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO