Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Mato Grosso

Incêndio em parque de MT perde força e é parcialmente controlado

31.08.2014
22:27
FONTE: Denise Soares/G1 MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O fogo que atingia o Parque Estadual Serra Azul, na região da cidade de Barra do Garças, a 516 km de Cuiabá, foi parcialmente controlado neste domingo (31). Segundo o comandante da 4ª regional do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Willckerson Cavalcante, os focos de incêndio no parque foram sanados, porém, o fogo continua em algumas propriedades e fazendas vizinhas ao parque. O incêndio começou no último dia 24 deste mês.

“A parte que queimava no morro e no parque foi controlada. Temos uma equipe de plantão monitorando qualquer tipo de foco de queimada. Ontem [sábado (30)] houve um descontrole momentâneo [do incêndio] por conta de rajadas de vento, mas passado esse momento de tensão protegemos outras áreas para que o fogo não se alastrasse ainda mais”, disse o comandante ao G1.

A equipe da operação de combate à queimada no parque conta com bombeiros, militares do Exército e uma aeronave com capacidade para até três mil litros de água. Mesmo com esse 'alívio', o comandante afirma que a equipe vai continuar monitorando o parque por pelo menos dois dias, caso haja necessidade devido a novos casos de incêndio.

Na última sexta-feira (29), o diretor do parque, Pedro Santiago, estimou que de 70% a 75% do parque já foram queimados. Outra estimativa é de que pelo menos oito mil hectares tenham sido consumidos pelas chamas, o equivalente a oito mil campos de futebol. O estrago só seria comparável ao incêndio de 2007, que devastou cerca de 90% do parque.

Parque Serra Azul
A área, que possui cerca de 10 mil hectares, fica a quatro quilômetros do centro de Barra do Garças. O Parque Serra Azul é composto por circuito de cachoeiras, trilhas, grutas e sítios arqueológicos. É considerado um dos principais roteiros turísticos da região.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO