Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Mato Grosso

Incêndio suspende visitas a pontos turísticos em Parque Nacional de MT

04.09.2015
15:25
FONTE: G1 MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Com 86 metros de queda d'água, cachoeira do Véu de Noiva é um dos cartões postais do Parque Nacional de Chapada
As visitas aos pontos turísticos conhecidos como cachoeira Véu de Noiva, balneário Cachoeirinha e cachoeira dos Namorados, dentro do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, foram suspensas por conta das queimadas que atingiram parte da vegetação, nesta quinta-feira (3). O fogo alcançou áreas nas proximidades, dentro do Parque, como também às margens da rodovia Emanuel Pinheiro (MT-25), que liga a capital ao município de Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá.

A chefe do Parque Nacional, Cintia Brazão, explicou que o fogo chegou bem próximo aos principais pontos turísticos e que a interdição é necessária para o combate das queimadas. Ao menos 35 brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio) tentam controlar o incêndio e recebem auxílio de equipes do Corpo de Bombeiros da capital.

Um avião também é utilizado pelos bombeiros, na região. Eles percorreram despejando água. Somente após o incêndio ser controlado, conforme Brazão, as visitas serão liberadas nos dois pontos. A suspeita é de que o incêndio tenha origem criminosa e começado em uma estrada vicinal, na quarta-feira (2).

Inicialmente, conforme o ICMBIo, responsável por gerir o parque, as queimadas se concentravam em uma área de proteção ambiental na região conhecida como Morraria do Quebra Ganela, pertencente ao município de Cuiabá, no Coxipó do Ouro. Ficou nas proximidades do Morro de São Jerônimo, ponto mais alto Parque Nacional, atingindo outras áreas. O ICMBIo informou também que a área atingida ainda não foi contabilizada.

A cachoeira Véu de Noiva é uma queda de 86 metros de altura e formada pelo Rio Coxipó. Em 2014, a trilha que leva à cachoeira também foi interditada por conta de um incêndio criminoso. A cachoeira Cachoeirinha tem 18 metros de altura e a trilha para chegar até ela fica na entrada do Véu de Noiva, uma distância de 1100 metros em uma caminhada entre o cerrado e a mata de galeria. A cachoeira dos Namorados está localizada a 50 metros da Cachoeirinha e tem de aproximadamente 6 metros.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO