Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Mato Grosso

Índios recusam acordo e mantêm cobrança de pedágio em trecho de MT

27.05.2015
15:10
FONTE: G1 MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Índios da etnia Nhambiquara recusaram qualquer acordo com a Fundação Nacional do Índio (Funai) e decidiram manter o bloqueio para cobrança de pedágio dos motoristas que passam pelo trecho da BR-174 em Comodoro, a 677 km de Cuiabá. Um dos representantes do órgão esteve no local na manhã desta quarta-feira (27), mas os indígenas não liberaram a rodovia.

Eles exigem a presença de um representante da Funai de Brasília no ponto de interdição e, dessa forma, pretendem continuar cobrando valores de R$ 25 a R$ 50 por veículo. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a manifestação ocorre de forma pacífica. Eles alegam que a Associação das Comunidades Nhambiquara divide o dinheiro arrecadado entre as famílias indígenas. Caso o motorista se negue a pagar ele é ameaçado com arco e flecha.

Há oito dias um grupo de 200 índios da etnia Nhambiquara estão no trecho da estrada, como forma de protesto por melhorias na aldeia. Com arcos e flechas, eles abordam os motoristas que trafegam pela região e dificultam a passagem com cones e tocos espalhados na pista. O grupo realiza o bloqueio das 6h às 18h, e retomam a interdição no dia seguinte. Eles usam placas de 'pare' e 'siga' para sinalizar e deixam que um veículo por vez passe pela via.

Por meio de nota, a Funai informou que todas as reivindicações apresentadas pelos indígenas vem sendo discutidas e que providências já estão sendo tomadas. Os índios exigem a manutenção de uma estrada de terra, que dá acesso à aldeia às comunidades rurais da região, ligação de energia elétrica em toda a área indígena e também a construção de uma Pequena Central Hidrelétrica (PCH) para que eles recebam indenização da empresa responsável pela obra.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO