Mato Grosso, 18 de Abril de 2024
Mato Grosso

Iniciado o “Outubro Rosa” na Assembleia Legislativa

08.10.2015
15:54
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A Assembleia Legislativa, por meio do programa Quali Vida e da Sala da Mulher, realizou esta semana a abertura oficial da programação  “Outubro Rosa”, que visa a prevenção ao câncer de mama, e  que este ano foi estendida à prevenção a outras doenças que afetam a mulher.  Os eventos sobre o tema seguem até o dia 29.

Na abertura, a servidora  Izaura Ribeiro representou a presidente de honra da Sala Mulher, Maria Teresa Maluf, e disse que “ a sala é o braço social da Assembleia e se preocupa com a qualidade de vida da mulher. Por isso, faz esse trabalho de prevenção, uma ação voltada ao combate  ao câncer de mama e outras doenças que afetam milhares de mulheres no Brasil e no mundo. Só aqui na Assembleia são cerca de 300 servidoras  que merecem cuidado e atenção”.

A tarde foi marcada pela palestra “Qualidade de Vida/ Encontro do bem-estar”, proferida por Victor Tonello. Ele enfatizou a necessidade cada vez mais crescente, em razão da vida corrida, de as mulheres cuidarem de seu bem-estar. Para ele é preciso motivar pessoas a uma qualidade de vida mais saudável; inspirar as pessoas a tomarem decisões corretas em relação à saúde e, também, estimular as pessoas a serem mais responsáveis com relação a própria saúde.

De acordo com dados apresentados por Tonello, a má qualidade de vida afeta 71% da população brasileira; 82.3 % da população não toma café da manhã realmente saudável; o alto nível de estresse afeta 40,59% da população e as pessoas “morrem cada vez mais de infarto em função de não fazer uma eficiente gestão de riscos à saúde”. 

Outro dado relevante apresentado aponta que 50% dos homens e 64% das mulheres que morrem de infarto não apresentam sintomas prévios. Para prevenir ele indica que “se faça uma gestão da saúde, procurando o profissional certo para atividades físicas (educador físico), cuidar do coração (cardiologista), cuidar da alimentação (nutricionistas e supervisores de bem-estar), entre outros.

A servidora Sandra Regina está na coordenação das atividades programadas e ressaltou que este ano a Casa estendeu os trabalhos de prevenção, além do câncer de mama, incluindo cuidados preventivos às doenças cardiovasculares e à obesidade, além de incentivo às atividades físicas para melhor bem-estar e qualidade de vida.  

O medido Álvaro Assumpção, coordenador do Quali Vida lembrou que como parte dessa ampliação, já está sendo feita uma pesquisa, via intranet, que vai traçar o perfil de saúde das servidoras. É um questionário que começa com a sua identificação e, em seguida, sobre a periodicidade e datas em que a servidora realizou exames preventivos pela última vez  e ainda, se tem ou não um plano de saúde, entre outras informações. A pesquisa foi iniciada no último dia 25 e prossegue até 15 de outubro. O resultado vai nortear a ampliação do atendimento em saúde pela Casa.

A programação do Outubro Rosa prossegue nesta terça, quarta, quinta e sexta-feira (dias 6, 7, 8 e 9) em horários alternados, onde serão realizadas blitzes da saúde nos diversos setores da Casa. Especificamente no dia 8, quinta-feira, às 10 horas, tem palestra com o tema “Câncer de mama: prevenção e tratamento”, com a equipe do MT Mamma. Dia 12,  tem a caminhada “Amigos do Peito”, a partir das 7h da manhã, no Parque Mãe Bonifácia, onde a Assembleia Legislativa é parceira no evento.

Para que as mulheres possam ficar ainda mais belas, acontece a tarde da beleza no dia 29 de outubro, das 13 às 16 horas, no auditório Licínio Monteiro.  E para cuidar não só do corpo físico, mas também da qualidade de vida mental e psicológica, a tarde será encerrada com duas palestras:  “Reeducando seu cérebro – Psicologia Positiva”, com a facilitadora Carine Silva, e “Seguro Vida Mulher”, com a equipe Sicoob Servidor.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO