Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Mato Grosso

Instituições se reúnem para estabelecer formas de ajudar pessoas em situação de rua

06.02.2017
15:45
FONTE: Nádia Mastella | Decom

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Instituições se reúnem para estabelecer formas de ajudar pessoas em situação de rua
Administração Municipal, Câmara de Vereadores, Promotoria, Defensoria, igrejas e empresas. Representantes destas instituições estão em busca de formas para resolver a situação de pessoas em situação de rua no município.

Duas reuniões tiveram esta pauta na semana passada. Ainda na quinta-feira (02), na Secretaria Municipal de Assistência Social, o encontro entre diversos representantes da sociedade já trouxe avanços à questão. “Foi um encontro muito produtivo, em que pudemos já delinear ações de forma integrada”, destaca a titular da pasta, Jucélia Ferro.

Uma das ações é o encaminhamento para instituições de acolhimento e a aceleração dos processos de emissão de documentos e a busca por parentes. Estas duas ações, a disponibilização de uma casa de apoio  e a agilidade no encaminhamento à famílias aprimora o trabalho que já vem sendo realizado pelo Centro de Referência Especializado em Assistência Social  (CREAS). Outra frente a ser trabalhada é a inserção, ou reinserção, das pessoas no mercado de trabalho.

Segundo o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Sorriso, Paulo Silvestro, a instituição deve sensibilizar empresários para a contratação de pessoas que estiverem dispostas a deixar esta condição. No entanto, assim como o representante da CDL, os demais envolvidos na busca de uma solução  precisam de um estudo que mostre de forma mais detalhada como esta situação se apresenta hoje no município e, de que forma essa questão pode ser trabalhada para que os resultados sejam efetivos.

“Já tivemos duas reuniões que estão permitindo que façamos um fluxograma desta situação, desde a origem até a busca de possíveis soluções, levando em conta todas as instituições que podem nos auxiliar e avaliando os casos de forma individual”, comenta o assessor adjunto de Assistência Social, Adreano Rigotti.

No dia 3 de março, novamente todas as instituições envolvidas voltam a discutir o tema, desta vez já com um mapeamento mais preciso da situação.

Praça da Juventude
Empresários da região da Praça da Juventude reuniram-se, na sexta-feira (03), com o prefeito Ari Lafin; o secretário da Cidade, Leonardo Zanchetta; e o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Cláudio Drusina, para abordar esta questão e também solicitar uma solução para a falta de vagas de estacionamento no local.

Segundo Zanchetta, o Plano de Mobilidade Urbana, assim como o Plano Diretor do município, serão reavaliados até julho, o que permitirá a implantação de ações mais efetivas para a revitalização do local, incluindo aí a questão das vagas de estacionamento. Sobre as pessoas em situação de rua, todos foram informados sobre o andamento dos trabalhos realizados pela Administração Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social e demais instituições envolvidas.

Também participaram do encontro o procurador geral do município, Evandro Vosniak, e os vereadores Bruno Delgado e Leandro Damiani.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO