Mato Grosso, 18 de Abril de 2024
Mato Grosso

Integração artística ao estilo Silva Freire marca reinauguração de galeria na OAB-MT

24.06.2016
18:56
FONTE: Assessoria de Imprensa OABMT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

“Os Cinco Elementos do Cerrado” chegaram revestidos de polêmica na reinauguração da Galeria Silva Freire, na Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), na noite desta quinta-feira (23). A exposição fotográfica foi abrigada e escolhida para reabertura do espaço cultural da Casa da Democracia depois de ter sido retirada de um shopping da Capital sob ameaça de protestos pelas imagens de nudez.

O nu artístico representado nas 25 imagens que compõem a exposição do fotógrafo Tchélo Figueiredo inspirou-se nas figuras mitológicas para enaltecer o corpo feminino exaltando as tramas culturais, econômicas e naturais de Mato Grosso através de cinco elementos: agronegócio, secura, frutas, águas e arte.

“Agradeço a reinauguração dessa galeria nesse momento e nesse contexto”, destacou Larissa Silva Freire Spinelli, filha de Silva Freire.

Em nome da família e da Casa Silva Freire, ela explicou que o trabalho exposto está no coração do conceito do processo cultural-histórico definido com o termo “cuiabania” por seu pai. “Para nós é uma grande alegria fazer coro junto com a OAB-MT na luta pela arte e cultura, na luta pela cuiabania no sentido do processo cultural histórico de Mato Grosso”, finalizou.

Além de Larissa, participaram do ato de reinauguração, dona Leila Silva Freire e seu filho, Murilo Silva Freire.

O mesmo sentimento foi expresso pelo vice-presidente da OAB-MT, Flavio Ferreira – “discípulo de Silva Freire”, como fez questão de ressaltar – ao revelar que o momento era duplamente especial.

As palavras foram reforçadas pelo presidente da Academia Mato-grossense de Letras (AML), José Carrara, lembrando que o estado precisa de mais símbolos como Silva Freire.

“Silva Freire era um poeta advogado e um advogado poeta”, frisou o presidente da OAB-MT, Leonardo Campos, ressaltando a importância de seu trabalho.

A complexidade da obra de Silva Freire se mescla à simplicidade dos elementos naturais de Mato Grosso, da naturalidade do corpo humano e das várias formas de arte que se reuniram na noite que marcou a reinauguração da galeria dedicada ao escritor, poeta e advogado Silva Freire.

A também imortal Luciene Carvalho traduzindo a polêmica em torno da exposição em poesia. A intervenção artística do grupo teatral Cena Onze ilustrou a polêmica da nudez e da valorização feminina em meio às fotos.
 
Responsabilidade Social – Mais que reinaugurar um espaço cultural, a OAB-MT, também conhecida como Casa Democracia, recebe a exposição fotográfica num contexto muito mais amplo, o da defesa da liberdade de expressão.

Leonardo Campos fez questão de frisar as palavras que estão na placa de inauguração da OAB-MT: “Nesta Casa se venerará a verdade, a Justiça, a liberdade e a paz”, para demonstrar o compromisso da entidade com a defesa dos direitos.

Ele ainda fez questão de complementar, ressaltando que na OAB-MT “é proibido proibir” e que todos os dias a Casa venera a Constituição Federal.

Conforme estabelece o artigo 5º da Constituição Federal, em seu inciso IX, “é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença”. Trata-se, portanto, de uma das garantias fundamentais da população brasileira.

As intervenções artísticas que se somaram à exposição fotográfica trouxeram à tona, um dos temas abordados pelo fotógrafo quando concebeu o projeto: “o corpo feminino em toda a sua pluralidade e poética visual”.

Apesar das cenas de nudez que deram margem à polêmica para retirada da exposição do shopping center, a presidente da Comissão de Direito da Mulher, Gisela Cardoso, esclarece que é justamente essa naturalidade demonstrada no trabalho que as mulheres buscam.

“Essa belíssima exposição representa o olhar que nós, mulheres, gostaríamos de receber. Um olhar de naturalidade, de leveza, e não o olhar de objeto, do proibido, do censurado”, ressaltou.

De acordo com ela, o que as mulheres precisam e vem encarando diariamente o desafio de lidar com temas importantes, delicados e, ao mesmo tempo, tão antigos, é justamente o que foi retratado pelo fotógrafo, o sentido de naturalidade.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO