Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Mato Grosso

Investimento e trabalho integrado são trunfos do governo na redução da criminalidade

01.02.2016
08:31

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Segundo o levantamento da PM os crimes contra a vida foram os que tiveram a maior redução. Os homicídios caíram 42% na comparação com o ano de 2014. As tentativas de homicídio tiveram uma redução um pouco menor, 38% a menos na comparação entre 2015 e os 12 meses anteriores. No último mês, nenhum homicídio doloso foi registrado.

Ações criminosas contra o patrimônio também diminuíram. O número de roubos e furtos registrados durante o ano passado foi 33% menor que em 2014. Ocorrências envolvendo o tráfico doméstico de drogas cresceram. Em 2014 a Polícia Militar registrou 252 casos. No ano passado foram 358 ocorrências de tráfico, número 42% maior.

Para o deputado federal Nilson Leitão, os índices apresentados neste domingo mostram que o governo do Estado está no caminho certo. “Temos um governador e um secretário de Segurança Pública cujas carreiras se fizeram no combate ao crime organizado. A visão e as ações de ambos são determinantes para dar ao cidadão mato-grossense não apenas a sensação de segurança, mas a certeza de que ela existe”, disse o parlamentar.

O líder tucano lembrou os investimentos feitos no ano passado e ressaltou a importância de uma filosofia de trabalho que una todos os agentes de segurança com foco no bem estar do cidadão. “A segurança pública de Mato Grosso estava sucateada, mas o governador Pedro Taques iniciou este processo de transformação garantindo a ampliação do efetivo e investindo em equipamentos para que as forças de segurança possam cumprir o seu papel. O secretário Fábio Galindo tem se destacado pela firmeza de suas convicções, entre elas a de que é preciso fazer um trabalho integrado entre as polícias Civil, Militar, Técnica e Corpo de Bombeiros. Os números apresentados em Sinop são resultado do que foi pensado e feito pela segurança no atual governo. A vigilância, no entanto, tem de ser constante, pois a criminalidade é cíclica”, destacou Leitão.

Até o final de 2016 o reforço no efetivo da segurança pública deve contar com 3.498 novos profissionais. A PM já recebeu 612 soldados e outros 1340 estão em formação. Na Polícia Civil 600 investigadores e escrivães já foram empossados; 484 que já passaram pelo curso de formação serão chamados nos próximos meses. O Corpo de Bombeiros recebeu 147 soldados e outros 302 aprovados estão passando por treinamento. A Polícia Técnica recebeu nove peritos e quatro médicos legistas.

Além dos veículos que já foram entregues, o governo do Estado deve entregar 174 motocicletas para o policiamento ostensivo. Pelo menos 10 delas serão enviadas para o Comando Regional III, em Sinop. 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO