Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Mato Grosso

Ipem-MT executa Operação Especial 'Carro Andando'

28.07.2015
09:04
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Estabelecimentos de Cuiabá, Várzea Grande e Sinop serão fiscalizados até a próxima sexta-feira (31.07), pelo Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem-MT) durante a Operação Especial “Carro Andando”. Os técnicos do Instituto vão verificar se as baterias chumbo-ácido de carros e motocicletas são vendidas conforme exigências das portarias n° 299/2012 e 239/2012 do Instituto Nacional de Metrologia Qualidade e Tecnologia (Inmetro). 

A diretora de Avaliação da Conformidade do Ipem-MT, Marli Nascimento, explica que desde 2014 as baterias chumbo-ácido não podem ser comercializadas fora das exigências do Inmetro. “A existência do selo do Inmetro presa pela segurança do usuário e no desempenho do produto, garantindo a qualidade”. 

Além do selo do Inmetro também será verificada a existência das informações como razão social, CNPJ e endereço do fabricante ou importador, país de origem, denominação comercial (marca), data de fabricação e tensão nominal em volts. “Nesta ação também será feita pela primeira vez a fiscalização técnica, que é a realização de ensaios para verificação do peso do produto, que será comparado com as informações presentes no rótulo”, ressalta Marli. 

O Ipem-MT é um órgão delegado do Inmetro vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT).

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO