Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Mato Grosso

Janine Girotto – Arquitetura: Lucas do Rio Verde na vitrine do mundo

07.06.2016
12:21
FONTE: Kimberly Schäfer | ExpressoMT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • 13007196_1156625277716183_1807293877385287848_n

    Janine Girotto Kummer é arquiteta, formada na Universidade de Cuiabá (UNIC). Pós-graduada em Gerenciamento de Obras e Projetos e pós-graduanda em Máster em Arquitetura e Lighting (Foto: Reprodução)

  • Projeto Janine Girotto (Foto: Arquivo Pessoal)

  • Projeto Janine Girotto

    Projeto Janine Girotto (Foto: Arquivo Pessoal)

  • Projeto Janine Girotto

    Projeto Janine Girotto (Foto: Arquivo Pessoal)

  • Projeto Janine Girotto

    Projeto Janine Girotto (Foto: Arquivo Pessoal)

  • Projeto Janine Girotto

    Projeto Janine Girotto (Foto: Arquivo Pessoal)

  • Projeto Janine Girotto

    Projeto Janine Girotto (Foto: Arquivo Pessoal)

Janine Girotto Kummer é arquiteta em Lucas do Rio Verde. Formou-se em Arquitetura e Urbanismo na Universidade de Cuiabá (UNIC). Pós-graduada em Gerenciamento de Obras e Projetos e pós-graduanda em Master em Arquitetura e Lighting. Em 2007 já atuava em escritório próprio no município luverdense, tendo como ponto forte, projetos residenciais. Atualmente, tem sido procurada também para arquitetar interiores. Elabora projetos para as cidades de Sorriso, Nova Mutum, Sinop, Tapurah, Ipiranga, entre outras da região.

 
Janine descobriu sua vocação ainda muito cedo, em questionários vocacionais sempre obtinha resultados positivos na área das exatas. Segundo a arquiteta, antes de optar pelo curso em que se formou, refletiu sobre a possibilidade de formação em publicidade e propaganda, já que seu lado criativo sempre foi latente. 
 
Em 2016, após dez anos de formação, tendo em seu currículo a experiência de nove anos de escritório próprio, pós-graduada, e diversos cursos de aprimoramento, Janine decidiu aceitar o convite de participar da mostra Casa Cor, em Mato Grosso, que acontecerá entre os dias  16 de setembro e 30 de outubro, no Várzea Grande Shopping.
 
Casa Cor é uma das empresas do Grupo Abril, é reconhecida como a maior e melhor mostra de arquitetura, decoração e paisagismo das Américas. Anualmente, o evento reúne renomados arquitetos, decoradores e paisagistas em 19 franquias nacionais, e mais 05 internacionais (Bolívia, Chile, Equador, Peru, e a partir de 2017, nos Estados Unidos). Para expor na Casa Cor, o profissional precisa ser convidado pelo responsável de cada franquia, seja nacional ou internacional. Janine Girotto e a também arquiteta Daiane Zaffari, receberam o convite. Ambas ficarão responsáveis pela Suíte Black.
 
O espaço de 89 m² terá a proposta de suíte máster (quarto, banheiro e closet), inspirada no cotidiano de um casal jovem, moderno e que ama viajar. Embora apresente tons mais escuros, o intuito é mostrar que tais cores também podem ser aconchegantes. A dupla pretende quebrar o tabu de que cores escuras não ficam bem em quartos, trazendo um ambiente sofisticado, atual e acolhedor. 
 
“É um desafio. A escolha do ambiente foi feita a dedo, porque a ideia era justamente mostrar um ambiente moderno, diferente do convencional, e provar que cores escuras, tons terrosos, o cinza, o preto e o marrom, são tons que ficam bem, inclusive em um quarto aconchegante” – declarou Janine ao ExpressoMT.
 
Para a arquiteta, receber o convite da Casa Cor foi uma realização para a carreira e o resultado de uma busca contínua de perfeição. Mesmo com a formação, Janine está sempre em busca de aprimoramento e informação, estando lado a lado com os avanços e inovações da área.
 
“Respiro arquitetura, estou me atualizando sempre, buscando o novo, o atual e trazendo todas as tendências mundiais para dentro do escritório e dos projetos. E para o arquiteto, participar de uma Casa Cor é uma ascensão, não apenas para o profissional, mas também para a cidade. Ter no município um arquiteto convidado para participar de uma mostra internacional com renome como esta, é uma maneira de representar e fazer conhecido o nome do município em diversos lugares.” - externou Janine.
 
Ser um arquiteto é uma responsabilidade ampla e complexa, e mais, é participar e realizar sonhos. Em 10 anos de experiência, Janine Girotto já realizou em média 700 sonhos, só em Lucas do Rio Verde. Para ela, mais do que qualquer recompensa monetária, é a confiança dos clientes que lhe é depositada.
 
“Todo projeto que eu fiz, desde o mais simples ao mais complexo, foi muito importante. O fato de uma pessoa confiar a mim o projeto de uma residência, quem sabe a única casa própria da vida dela, e assim eu ser escolhida entre tantos concorrentes para fazer aquele projeto, realizar o sonho daquela família durante todo o processo de construção, faz tudo ser excelso, tudo ser especial. Independente do tamanho da casa, eu amo participar do sonho de cada cliente” – finalizou Janine.
 
Ser um arquiteto é ser um gênio capaz de transformar rabiscos, curvas e retas, em sonhos concretizados. E já dizia o poeta das curvas, Oscar Niemeyer (1907-2012):
 
“Arquitetura é imaginação e, principalmente, beleza. Vai além de espaços e volume: importante é o espetáculo.”
 
 

 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO