Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Mato Grosso

Justiça absolve PM acusado de mortes de adolescentes em Cuiabá

18.09.2014
07:35
FONTE: Carolina Holland /G1 MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O policial militar aposentado Adeir de Souza Guedes Filho, de 49 anos, foi absolvido por quatro votos a três da acusação de assassinar três adolescentes, há pouco mais de 16 anos, no Centro Histórico de Cuiabá, na localidade conhecida como 'Beco do Candeeiro'. O julgamento ocorreu nesta terça-feira (17), no Fórum de Cuiabá. O réu também foi considerado inocente da tentativa de assassinato de outro adolescente, na mesma ocasião, que conseguiu escapar da chacina. O advogado Marciano Xavier das Neves declarou, ao G1, antes do julgamento, que não havia provas contra o acusado. O Ministério Público do estado (MPE) disse que não vai recorrer da decisão e que considera o caso encerrado. 

Guedes enfrentou o júri por triplo homicídio qualificado - motivo torpe e impossibilidade de defesa das vítimas, e por tentativa de homicídio. Os crimes foram cometidos no dia 10 de julho de 1998, por volta das 20h, na rua 27 de Dezembro. O assassino usou uma pistola para atirar nos quatro adolescentes, que tinham idade entre 13 e 16 anos de idade e viviam nas ruas. Três deles morreram no local e um conseguiu escapar.

O PM foi denunciado à Justiça cinco anos após as mortes, depois de ter sido reconhecido pela vítima que fugiu. O sobrevivente, atualmente com 32 anos, foi uma das testemunhas ouvidas durante o julgamento. Perante o júri, ele voltou a afirmar que Guedes foi o autor dos disparos que o atingiram e que mataram os outros três menores.

Durante o julgamento, o réu afirmou não se lembrar do local onde estava na ocasião dos assassinatos e disse ser perseguido por um grupo de policiais. Guedes é suspeito de ser integrante de um grupo de extermínio denominado 'A Firma'. Ele já cumpriu pena por homicídios cometidos em Poconé e Rondonópolis.

Antes do réu, um pedreiro e um acusado de tráfico de drogas chegaram a ser presos por suspeita de participação na chacina, mas foram soltos por falta de provas.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO