Mato Grosso, 16 de Abril de 2024
Mato Grosso

Lançamento do Programa Sebrae de Eficiência Energética para pequenos negócios

23.04.2015
14:51
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Economizar energia elétrica é um dos maiores desafios para empresários e cidadãos, nos dias atuais. A matriz energética brasileira (hidrelétrica) foi colocada à prova recentemente – a falta d’água em reservatórios importantes do país revelou esta fragilidade -, elevando custos e tarifas. Eficiência energética entrou definitivamente na pauta do mercado e da sociedade.
 
Com o objetivo de atender a urgência do momento e a necessidade de todos os setores e segmentos produtivos buscarem soluções para reduzir o consumo energético, o Sebrae em Mato Grosso lançará o Programa Sebrae de Eficiência Energética (PSEE)  na próxima terça-feira (28), às 18h30, no auditório do Centro Sebrae de Sustentabilidade em Cuiabá, destinado a empresários de pequenos negócios da indústria, comércio, serviços e agronegócios.  
 
Durante o evento, também será assinado  Termo de Cooperação entre Sebrae MT e Weg Motores, empresa  de Jaraguá do Sul (SC) com 54 anos de mercado, líder do segmento de motores, geradores e manutenção no país e América Latina e umas das dez marcas brasileiras com maior presença global, segundo a revista América Economia.
 
A Associação Brasileira das Empresas de Serviço de Conservação de Energia (Abesco) participará do lançamento do programa de eficiência energética do Sebrae MT para apresentar o cenário de eficiência energética no Brasil e as perspectivas em relação aos pequenos negócios.
 
“Este programa segue as estratégias definidas pelo Sebrae MT no que tange a sustentabilidade, inovação e competitividade, sobretudo por possibilitar que as empresas, que serão capacitadas, aumentem a eficiência e a produtividade de seus negócios e consequentemente gerem mais lucro”.

Segundo José Valdir Santiago, gerente da Unidade da Indústria do Sebrae MT, “este programa segue as estratégias definidas pelo Sebrae MT no que tange a sustentabilidade, inovação e competitividade, sobretudo por possibilitar que as empresas, que serão capacitadas, aumentem a eficiência e a produtividade de seus negócios e consequentemente gerem mais lucro”.
 
Programa
O Programa Sebrae de Eficiência Energética (PSEE) é composto por três soluções: clínica tecnológica de 6 horas (4h de aulas teóricas e 2h para elaboração de diagnóstico); diagnóstico energético (até 40 h de consultoria na empresa); e projeto executivo (duração depende do que foi diagnosticado).  Os empresários poderão escolher quais soluções quer participar, pois são independentes.
 
O diagnóstico energético e o projeto executivo são soluções aplicadas com sucesso em outros estados pelo Sistema Sebrae, como Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, entre outros. A clínica tecnológica em eficiência energética é um produto do Sebrae MT.
 
A primeira edição clínica tecnológica será realizada no próximo mês. As inscrições para esta e outras soluções do PSEE poderão ser feitas, a partir de maio, de forma independente e de acordo com o interesse dos participantes. Mais informações: 0800 570 0800

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO