Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Mato Grosso

Laudo aponta que operário morreu em Arena por falta de equipamentos

20.08.2014
15:47
FONTE: G1 MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Mato Grosso concluiu a análise do acidente de trabalho que causou a morte de um operário que exercia a função de eletricista na Arena Pantanal, em Cuiabá, em maio deste ano. O laudo técnico apontou que a empresa Etel Engenharia, contratada para prestar serviços na Arena Pantanal, não seguiu algumas normas nacionais de segurança do trabalho. O operário Muhammad'Ali Som Alerrandro Paolo Nicholas Poseidon Maciel Afonso, de 32 anos, morreu após receber uma descarga elétrica. A empresa Etel Engenharia informou, por meio de nota, que deve se manifestar futuramente sobre o laudo pericial.

O relatório indica que o operário exercia a função de eletricista, mas era contratado para trabalhar como montador e não tinha capacitação e nem qualificação para este serviço. Além disso, ainda segundo o laudo, o circuito elétrico do local estava ligado no momento em que o trabalho era realizado e os operários não estavam com equipamentos de segurança necessários para a realização do serviço. A empresa, segundo a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, foi notificada pelas infrações constatadas.

O laudo deve ser encaminhado ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), ao Ministério Público Estadual e também ao delegado Antônio Esperândio, que investiga o caso. O delegado aguarda o recebimento dos laudos para concluir o inquérito, que deve apontar se há ou não culpados pela morte do operário.

Muhammad'Ali Som estaria utilizando uma escada de cerca de um metro de altura para mexer na fiação elétrica do teto quando sofreu uma descarga e caiu. Ele estava praticamente dentro do forro realizando o serviço. Morador de Várzea Grande, cidade da região metropolitana de Cuiabá, ele deixou esposa e dois filhos, de 9 e 7 anos.

Outro lado
A empresa Etel Engenharia informou, por meio de nota, que lamenta o acidente ocorrido com o funcionário e que "se manifestará oportunamente" sobre o laudo pericial. Ressaltou ainda que está contribuindo com as investigações e que deu todo o suporte financeiro e psicológico à família, além de ter realizado o pagamento da rescisão do contrato de trabalho, seguro de morte e seguro de vida à família.

Com relação aos autos de infração lavrados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, a empresa informou que foi intimada e está dentro do prazo legal para apresentar sua defesa.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO