Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Mato Grosso

Legislativo aprova recurso de R$ 300 mil para a compra de equipamentos para o Ecoponto

26.08.2014
11:59
FONTE: Assessoria/Marcello Paulino

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde está investindo R$ 300 mil na compra de máquinas que serão utilizadas para garantir o funcionamento do centro de triagem de materiais recicláveis, conhecido como Ecoponto. 

O projeto de lei que altera o orçamento anual e destina os recursos para a aquisição dos equipamentos foi analisado e aprovado pelos vereadores. Serão adquiridas uma prensa, empilhadeira e uma esteira, que devem estar em funcionamento nos próximos meses.

De acordo com a secretária municipal de Meio Ambiente, Luciane Copetti, as máquinas serão utilizadas pelas famílias no trabalho de separação e acondicionamento dos materiais recicláveis. 

Localizado no Bairro Industrial, o Ecoponto está em fase final de implantação e depois de concluído irá receber os materiais e proporcionar as famílias que vivem da venda de resíduos, local adequado para classificar o material, enfardar, comercializar e obter renda. 

O vereador Pedro de Góis (PPS) ressalta que além da questão social, o investimento também trará benefícios para o meio ambiente. “Com a instalação do centro de triagem, vamos incentivar a separação dos resíduos, evitar que materiais de valor sejam encaminhados para o aterro e ainda garantir o sustento das famílias.”

A construção do Ecoponto faz parte de um grande projeto na área de gestão de resíduos. O trabalho inclui a realização de campanhas de orientação e incentivo a separação do material, a instalação de contêineres nas ruas, em substituição as lixeiras e a coleta mecanizada.

O Bairro Jaime Seiti Fujii foi o primeiro a receber o novo modelo de coleta. O projeto está em fase de teste e a previsão é expandir o sistema para todo o município. No entanto, a secretária ressalta que se não houver o envolvimento da população, o investimento não trará resultado.

“Se a população não fizer a separação do material dentro de casa, não adianta a prefeitura investir na coleta seletiva. Tem de partir das pessoas, fazendo da separação do resíduo um hábito diário.”

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO