Mato Grosso, 23 de Abril de 2024
Mato Grosso

Leitão marca audiência para tratar sobre situação emergencial em Mato Grosso

16.07.2014
06:57
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Na tarde desta terça-feira, 15, o deputado Nilson Leitão (PSDB/MT) junto com a bancada do Mato Grosso no Congresso e os prefeitos de diversos municípios, participaram de audiência com o Secretário de Defesa Civil, General Adriano Pereira, para tratar sobre a situação de calamidade em que se encontram várias cidades do estado.

O intuito da reunião foi buscar informações sobre o andamento dos processos de “Situação de Emergência” que foram abertos pelos municípios solicitando ajuda emergencial para atendimento aos transtornos causados pelas fortes chuvas.

Ao todo são 44 municípios que foram afetados em Janeiro deste ano e até o momento não tiveram seu pleito acolhido, permanecendo em situações complicadas que afetam a saúde, a educação e os atendimentos básicos que primam pela qualidade de vida da população.

De acordo com Nilson Leitão é inaceitável que seis meses depois nenhuma providencia tenha sido tomada. “O nome já diz tudo, situação de emergência! É inadmissível que demore tanto tempo para ajudar quem precisa. O ministro precisava ter um programa pré-estabelecido para que em casos assim seja possível ter agilidade no socorro e resolver as situações críticas”, expõe.

Segundo o secretário, a atual situação do ministério não permite uma análise rápida dos processos protocolados, o que trás morosidade nos atendimentos mesmo sendo situações de risco. “Atualmente temos mais de 1500 processos de solicitação e não conseguimos ter a velocidade necessária nos trabalhos para poder prestar socorro e assistência rapidamente. Sabemos da lentidão e é uma vergonha seguir nesse fluxo, mas existe um ritual de tramite que não podemos eliminar”, explica Adriano.

Os prefeitos dos municípios presentes: Terra Nova do Norte, Alto Paraguai, Carlinda, Poxoréo, São José do Rio Claro, Nova Maringá, Paranaita, São José dos Quatro Marcos e Santa Cruz do Xingú falaram sobre sua situação individual e sobre as prioridades de atendimento. Em seguida, foram repassadas as orientações sobre o andamento dos processos.

Mesmo com todas as explanações, de acordo com a secretaria, ainda levara algum tempo para que os recursos sejam liberados, porém, o secretário se comprometeu em intensificar os trabalhos buscando uma maior agilidade nas análises.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO