Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Mato Grosso

Lendas cuiabanas serão contadas dentro de ônibus no centro da cidade

11.10.2015
04:53
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A nova montagem do Grupo de Teatro Tibanaré (Cuiabá - MT) irá realizar um verdadeiro city tour pelo centro de Cuiabá. É a peça Passeio noturno que levará o público personagens como a famosa Noiva de branco que amedronta diferentes gerações e as misteriosas lendas "É o que te vale ", "Toto Onça", "Alavanca de ouro" e "A procissão das Almas".

Passeio Noturno, estreia dia 15 de outubro e segue até o dia 27 de novembro sempre as quintas, sextas, sábados e domingos. A participação diária é limitada a trinta e cinco pessoas e o valor do ingresso é R$ 3.10, mediante reserva através do e- mail  passeionoturnotibanare@gmail.com ou whatsapp: (065)8449-0919. É necessário enviar nome completo , o dia que pretende assistir (sempre de quinta a domingo) e um telefone para contato. Após a reserva, comparecer  com meia hora de antecedência na Praça Bispo Dom José, realizar o pagamento e embarque nessa aventura! A censura é de  14 anos. 

Para quem se impressiona com o mundo das lendas e for assistir o Passeio Noturno, um aviso: a itinerância é realizada no estilo city tour, dentro de um ônibus coletivo (não dá para descer na próxima parada), adaptado e personalizado especialmente para o espetáculo, que transporta o publico a um suspense cômico, num passeio que apresentará Cuiabá sob uma perspectiva diferente, misteriosa, sombria, porém festiva, romântica, aventureira  e que acima de tudo, tem muita história adormecida em seus casarões, ruelas e becos, quase engolidos pela nova  arquitetura e modo de vida que tomou conta da cidade.

As cenas acontecem com o veículo em movimento e é uma aula a parte sobre o patrimônio histórico e cultural cuiabano, pois, percorre locais importantes do centro histórico da cidade, além de apresentar esses seres fantásticos que você nem imagina que habitam ruas do centro da cidade desde séculos passados, sendo quase um passeio etnográfico que guarda muito da história da formação da cidade e de sua população.

Para o Ator Vini Hoffmann, o trabalho é uma experiência valiosíssima, porque proporciona atuar em lugares alternativos e estar mais próximo do público levando ele aos pontos que já conhecia mas ainda não havia parado para investigar mais a fundo.

Os vivos e os mortos, as intrigas, maldições e lições de moral povoam as narrativas apresentadas pelo Tibanaré durante o percurso, que promete agradar o público. A atriz Juliana Graziela, nascida em Cuiabá, mas conta que só conheceu os causos narrados no Espetáculo  através de moradores antigos entrevistados e pesquisas literárias. Por este motivo, o ator Rogério Santana convida as pessoas para assistirem a montagem: “com certeza irão conhecer uma parte da cidade que muitos ainda desconhecem, tanto em questão das lendas, quanto em questão da história que envolve nossa cidade, isso com toda certeza fará uma enorme diferença no olhar que essas pessoas terão em relação a Cuiabá”. Esse olhar para a cidade também ‘e reforçado pela atriz Keila Borges, que mora na capital há 25 anos. “É incrível como podemos viver tantos anos em um local e ainda assim nos  surpreendermos com ele. Cuiabá tem uma riqueza histórica e cultural imensa, e algumas particularidades, como certas lendas urbanas, só fui conhecer com o trabalho de pesquisa para a montagem do espetáculo".

Concretizar a produção não foi fácil. Necessitou de investimento em pesquisas e de estrutura técnica, que envolvia conseguir um ônibus especialmente para as apresentações. Porém a idéia foi tão bem vinda, que venceu editais de patrocínio, seguindo pela Lei de incentivo do Ministério da Cultura, tendo Patrocínio de Instituições como os Correios e o Banco da Amazônia e parceiros que acreditam nas andanças do Grupo Tibanaré, como a Prefeitura de Cuiabá, Pantanal Transportes, PROCEV - UFMT, Mega FM, Folha do Estado, Casa Guimarães, SMTU, Policia Militar.

Rota do Espetáculo e Ingressos
O público será recepcionado na Praça Bispo Dom José. Pede-se chegar com antecedência de 15 minutos ao horário de inicio do espetáculo. Os ingressos não serão vendidos no local. Recomenda-se usar sapatos confortáveis e portar somente o necessário, evitando grandes volumes de bolsas e sacolas. Em caso de chuva o espetáculo será cancelado.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO