Mato Grosso, 28 de Março de 2024
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Lucas do Rio Verde busca know how de turismo de eventos e negócios durante congresso em Cuiabá

19.05.2015
08:48
FONTE: Assessoria

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Na manhã desta segunda-feira (18) foram realizadas três importantes palestras no fórum que acontece paralelamente ao congresso de turismo em Cuiabá. A primeira palestra com o professor Mário Beni, presidente do Conselho Nacional do Turismo, mostrou o quanto o Brasil ainda perde na balança comercial do Turismo. Ele mostrou que em 2014 saíram do Brasil 12 milhões de turistas e o país só recebeu a metade, em torno de 6 milhões de pessoas.  Este é o nicho da oportunidade, pois são 1 bilhão de pessoas circulando no mundo em viagens de passeio ou a negócios, todos os anos. No entanto lembrou Beni que “é necessário ter políticas públicas adequadas para o incremento e uma séria gestão de turismo, do contrário a evolução no receptivo será ainda lenta”, lembra Mário Beni.       

Outro palestrante que chamou a atenção para a falta de planejamento dos estados e municípios é o professor Mário Petrocchi, consultor de Planejamento de Turismo. Ele lembra que os municípios que definirem seus produtos turísticos devem apostar em marketing avançado para ‘vender’ para os públicos externo e interno (dentro do estado). Ele lembra que é lucro certo ao apostar nessa indústria limpa, principalmente quanto a geração de emprego e renda, lançando mão de dados norte-americanos, Pretrochi informou que para cada 100 turistas em uma cidade geram 134,7 empregos diretos no turismo. Mato Grosso e seus municípios têm um déficit de 40% na atração de turistas e que pode ser facilmente revertido com ferramentas eficientes de atração.

A terceira palestra com o tema “Destinos hospitaleiros recebem mais eventos” foi proferida por Toni Sando de Oliveira, presidente executivo do São Paulo Convention Bureau. Toni mostrou que é necessário planejar sim, mas acima de tudo fazer diferente. Buscar o inusitado para que um evento se torne marcante e jamais esquecido por congressistas e executivos de negócios.  Deu as linhas básicas de planejamento, por onde os municípios menos experientes nesse setor devem começar a se organizar, como o inventário turístico, cursos profissionalizantes e criação de produtos turísticos e um slogan marcante. Salientou sobre o turismo de eventos e negócios, que, aliás, é o talento natural de Lucas do Rio Verde.

O secretário de Cultura e Turismo, Adão Brizolla, além de absorver estes conhecimentos, juntamente com a coordenadora de Turismo, Keila Moretti, enxerga novos horizontes para o município no que se refere a atração do turismo de negócios. Ela acredita que está no caminho certo, ao constatar a movimentação no stand de Lucas do Rio Verde, onde houve muita procura de informação sobre a cidade. Brizolla também recebeu autoridades, empresários e estudantes que querem saber mais sobre Lucas do Rio Verde. “Nosso município já tem mesmo uma grande fama em Mato Grosso, no Brasil, está na hora de aproveitarmos este fato para reverter a nosso favor com abertura mais arrojada do setor do turismo”, conclui Adão, que avalia de suma importância a participação de Lucas do Rio Verde nesse congresso.

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