Mato Grosso, 20 de Abril de 2024
Mato Grosso

Lucas do Rio Verde comemora 26 anos nesta terça-feira. Comemoração será na Arena Cultural

05.08.2014
09:39
FONTE: ExpressoMT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Cidade matogrossense com avaliação de destaque nos índices de Desenvolvimento Humano Municipal da ONU e Firjan de Desenvolvimento Municipal, Lucas do Rio Verde comemora 26 anos nesta terça-feira. A celebração da data acontecerá, de forma simbólica, no Parque de Exposições Roberto Munaretto, a partir das 15h30. Na ocasião haverá o corte e a distribuição do bolo gigante. São previstos doze mil pedaços de bolo. 

O município começou a despontar em meio às obras de abertura da rodovia BR-163, ligando Cuiabá a Santarém (PA), na segunda metade da década de 70. Na época, os primeiros colonizadores foram atraídos para esta região de cerrado situada no Médio-Norte de Mato Grosso e distante 350 quilômetros da Capital. Mas, somente a partir de 1981, quando o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) começou a implantação do projeto de assentamento de 203 famílias de agricultores sem-terra oriundas de Encruzilhada Natalino, interior do município de Ronda Alta (RS), que se formou a comunidade que deu origem a Lucas do Rio Verde.

O dia 05 de agosto de 1982 passou a ser comemorado como a data de fundação da agrovila, ainda então pertencente ao município de Diamantino. Menos de quatro depois, o núcleo urbano foi elevado à condição de Distrito e no dia 04 de julho de 1988 conquistou sua emancipação político-administrativa. O nome da cidade é uma homenagem a Francisco Lucas, antigo seringalista e desbravador da região. 

Esse ano, o evento que marca as comemorações do aniversário do município ganhou novo formato, com a intenção de aproximar a população, dando o verdadeiro sentido da comemoração. A Arena Cultural 2014 vem dando mostras de ter conseguido o objetivo. Por noite, desde a última sexta-feira, estima-se que mais de 20 mil pessoas tenham passado pelo parque de exposições, prestigiando uma programação que reúne eventos artístico-culturais em dois palcos montados no parque de exposições. No encerramento da festa será possível assistir a Orquestra Sinfônica Jovem de Nova Mutum, grupos folclóricos de Cururu e Siriri de Cuiabá e de Nova Mutum, CTG Sentinela da Tradição, Orquestra de DJs, Hip Hop, festivais de dança e música, brincadeiras do Programa Vida Nova, show com Almir Pessoa, entre outras atrações.

“Objetivo é promover o encontro dos luverdenses, encontro popular, trazer todo mundo pra participar. Eu estou satisfeito”, opinou o prefeito licenciado Otaviano Pivetta, afirmando que a festa não diminuiu, mas ganhou com a abertura dada à participação popular. “Temos muitos motivos para comemorar o aniversário do nosso município. Esse ano estamos recomeçando com esse modelo e vamos observar e ver a crítica, prestar atenção para ir evoluindo”, destacou.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO