Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Mato Grosso

Lucas do Rio Verde faz campanha de combate à violência contra a mulher

19.11.2014
18:26
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Lançamento da campanha aconteceu na Praça do Jardim Primavera
Começou ontem (18) e vai até 10 de dezembro a Campanha 16 Dias de Ativismo, com o objetivo de chamar toda sociedade para o comprometimento com o fim da violência contra as mulheres. O lançamento foi realizado na Praça do Jardim Primaveras, juntamente com um aulão de ginástica.

A secretária municipal de Cidadania e Habitação, Janice Vaz Ribeiro, destacou a importância desta campanha, não só para as mulheres, e fez um chamamento a toda sociedade. “Gostaríamos que todos fossem nossos parceiros nesta luta porque nos dias atuais não podemos mais admitir que as mulheres passem por qualquer tipo de violência, seja psicológica, sexual ou física. Às vezes não é com a gente que acontece, mas pode acontecer com uma amiga, vizinha, alguém da família e essa pessoa não tem coragem de denunciar, mas é preciso dar um basta. A Lei Maria da Penha está aí para nos amparar”, orientou.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Maria Dalva de Oliveira Fernandes, também participou do evento e lembrou que esta é uma luta da sociedade e que, de alguma maneira, todos somos responsáveis pela mudança. “Não podemos cruzar os braços, precisamos tomar uma atitude envolvendo as famílias. Com certeza cada uma dessas pessoas aqui hoje levará para casa as informações e talvez até fique com um ponto de interrogação pensando no que cada um pode contribuir e melhorar essa situação”, afirmou.

A vendedora Nayara Souza, que participa das atividades do Programa Vida Nova, gostou da iniciativa. “Tem muitas mulheres sofrendo por violência e nós precisamos alertar essas pessoas e levar informação. A gente não pode se calar”, comentou.

Na programação da campanha estão ainda palestra, ações de saúde e caminhada. Mais informações pelo telefone (65) 3548-2565.

Saiba mais:
Campanha 16 Dias de Ativismo pelo fim da violência contra as mulheres
Uma vida sem violência é um direito das mulheres. Comprometa-se. Tome uma atitude. Exija seus direitos.

Em 1991, 23 mulheres de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (Center for Women’s Global Leadership - CWGL), lançaram a Campanha dos 16 dias de ativismo com o objetivo de promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo. As participantes escolheram um período de significativas datas históricas, marcos de luta das mulheres. Desse modo a campanha vincula a denúncia e a luta pela não violência contra as mulheres à defesa dos direitos humanos. Hoje, cerca de 160 países desenvolvem esta campanha, conclamando a sociedade e seus governos a tomarem atitude frente à violação dos direitos humanos das mulheres.

No Brasil, a campanha tem início nos dias próximos a 20 de novembro – Dia Nacional da Consciência Negra – pelo reconhecimento histórico da opressão e discriminação contra a população negra e, especialmente, as mulheres negras brasileiras que têm suas vidas marcadas pela opressão de gênero, raça e classe social.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO