Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Mato Grosso

Lucas do Rio Verde: Vacina contra HPV para meninos entra no calendário de vacinação

10.01.2017
15:35
FONTE: Ascom/Francieli Cela

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A partir deste mês, o Ministério da Saúde passa a disponibilizar a vacina contra o papilomavírus humano (HPV) para meninos de 12 a 13 anos na rotina do Calendário Nacional de Vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS). O esquema vacinal consiste em duas doses, com intervalo de seis meses.

De acordo com a coordenadora da Vigilância em Saúde, Keli Paludo, os pais que tiverem filhos nesta faixa etária podem procurar as unidades de saúde para fazer a vacina. “A vacina está disponível em todas as unidades de atenção básica do município, a vacina já existe para as meninas e agora foi introduzido no calendário de vacinação dos meninos também como forma de aumentar a prevenção do câncer causado pelo HPV”.

A expectativa é imunizar mais de 3,6 milhões de meninos em 2017. A faixa etária da vacinação será ampliada gradualmente até 2020, quando a vacina estará disponível para meninos de 9 a 13 anos.

Segundo o Ministério da Saúde, a vacina tem como objetivo proteger contra os cânceres de pênis, garganta e ânus, doenças que estão diretamente relacionadas ao HPV. A definição da faixa-etária para a vacinação visa proteger as crianças antes do início da vida sexual e, portanto, antes do contato com o vírus.

A vacina disponibilizada para os meninos será a quadrivalente, que já é oferecida desde 2014 pelo SUS para as meninas. Confere proteção contra quatro subtipos do vírus HPV (6, 11, 16 e 18), com 98% de eficácia para quem segue corretamente o esquema vacinal. Os cânceres de garganta e de boca são o 6º tipo de câncer mais frequente no mundo, com 400 mil casos ao ano e 230 mil mortes. Além disso, mais de 90% dos casos de câncer anal são atribuíveis à infecção pelo HPV.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO