Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Mato Grosso

Lucas: Projeto em escola municipal atrai olhares de Nova York

22.04.2016
14:38
FONTE: Kimberly Schäfer/ExpressoMT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O professor de Língua Inglesa, Welinton de Siqueira, foi quem trouxe a inovação para dentro da sala de aula. Segundo ele, o intuito era tornar as aulas mais atrativas, práticas e comunicativas, tendo em vista que os alunos encontravam-se desmotivados, o que resultava no baixo rendimento escolar. “O projeto surgiu após um counselling feito com os alunos após o fechamento do primeiro trimestre, apresentamos a relação dos conteúdos que seriam estudados no decorrer do trimestre e quais seriam as possíveis formas de trabalhá-los. Houve uma aceitação unanime pelo grupo. Pois iríamos trabalhar com os verbos de ação, os verbos modais CAN/MAY, trabalharíamos em seguida os verbos no modo imperativo os quais nos possibilitaria fazer aulas práticas de culinária, uma vez que para preparar uma receita devemos seguir o passo a passo da mesma, em que listamos as ações para a execução da receita com os verbos no imperativo” – relatou o professor no Registro do Projeto. Surgiu assim, o Cooking Time.

As ações do projeto foram desenvolvidas em sala de aula, no bosque da escola e nas residências dos alunos. Aulas em sala destinaram-se à teórica, no bosque acontecia a parte prática das receitas e nas residências os alunos trocavam informações com pais e familiares sobre a culinária da família.

Os discentes tinham por obrigação realizar as buscas de receitas (em português), e posteriormente, com ajuda do professor, traduzi-las para a Língua Inglesa e então, apresentá-las aos colegas. Dessa forma, o projeto auxiliou na desenvoltura das habilidades cognitivas de Writing e Reading (Escrever e Ler); Listening e Speaking (Ouvir e Falar) e, de forma indireta, com a matemática, pois os alunos precisavam fazer uso de medidas (peso, volume e principalmente fração). Os resultados foram fantásticos.

Recentemente, o projeto chegou aos Estados Unidos. Um professor nova-iorquino veio a Lucas do Rio Verde com o objetivo de ministrar algumas aulas, conheceu o Cooking Time pelo professor Welinton e meses depois, a nova-iorquina Earlene Cruz entrou em contato solicitando a demonstração das aulas práticas em forma de videoconferência com receitas tipicamente brasileiras. A parceria deu certo. O vídeo ainda será gravado pelo professor Welinton, mas as expectativas são as melhores. Após o envio, as receitas de Lucas do Rio Verde serão veiculas em canal televisivo dos Estados Unidos.

O projeto que ultrapassou as fronteiras tem transformado a vida de muitos alunos, melhorando o desempenho escolar, incentivando a cooperação, fortificando os laços familiares e motivando as crianças a se tornarem bilíngues. 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO