Mato Grosso, 18 de Abril de 2024
Mato Grosso

Lúdio quer transformar Mato Grosso em modelo de saúde pública

28.08.2014
08:32
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Implantar na integralidade todos os dispositivos da Política Estadual de Saúde Bucal em Mato Grosso. Esse foi um dos compromissos assumidos pelo candidato a governador e trabalhador da saúde pública Lúdio Cabral (PT) em encontro realizado no início da noite de terça-feira (26.08) pelo Fórum Permanente da Odontologia do Estado de Mato Grosso.

A política aprovada em lei em junho deste ano estabelece entre as diretrizes a reorganização da atenção primária em saúde bucal com ênfase na estratégia de saúde da família e estabelece a implantação de uma equipe de saúde bucal para cada equipe de saúde da família implantada no estado. Entre outras ações a política prevê a implantação de Centros de Especialidades Odontológicas (CEO), Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias (LRPD), Assistência Odontológica Hospitalar e o fortalecimento do Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais (CEOPE).

“Percebo no texto da lei a impressão digital dos trabalhadores e militantes da saúde bucal. Vamos implantar todos os dispositivos”, afirmou Lúdio.

Tendo como principal prioridade as políticas sociais, Lúdio apresentou o Plano de Metas de seu governo para saúde.  Ressaltou que uma das primeiras ações será a mudança no modelo gerencial dos serviços estaduais de saúde pelas OSS, que, além de custos altíssimos, não produziram os serviços necessários à população e causaram grandes danos para a saúde de Mato Grosso com a  desvalorização e desmotivação dos trabalhadores da saúde.

“Nós queremos resgatar a função pública do estado de Mato Grosso na saúde e mudar esse modelo é essencial para  darmos conta do desafio que temos que é aproximar os serviços e o sistema de saúde da vida do nosso povo”, afirmou Lúdio.

            Para fortalecer, expandir e dar qualidade a atenção primária à saúde que tem capacidade de resolução de mais de 80% dos problemas de saúde da população, a proposta de Lúdio é ampliar os investimentos nos municípios que são responsáveis pela execução da atenção primária. A meta do candidato é ampliar, por exemplo, a cobertura do programa de saúde da família dos atuais 64% para no mínimo 80% de cobertura. 

 “Nós vamos por meio do apoio financeiro, cooperação técnica, trabalho de qualificação e de atração de profissionais da saúde, ajudar os municípios a ampliar para, no mínimo, 85% na saúde da família”, elenca Lúdio.

Outra prioridade do candidato será revitalizar 55 hospitais municipais de pequeno porte que estão em sua maioria subutilizado e sucateados, e  ampliar a implantação dos Núcleos de Saúde da Família (NASF) nos munícipios.

“A taxa de internação por diabetes e por acidente vascular cerebral no Estado é três vezes maior do que a aceitável pelo Ministério da Saúde. Para reverter isso, nós temos que dar conta do desafio de produzir saúde de qualidade na atenção primária para nossa população”, destaca.

No âmbito da Saúde Bucal, Lúdio quer por meio da Secretaria Estadual de Saúde dar condições e qualificar os servidores técnicos para ajudar aos municípios na elaboração de projetos que possibilitem recursos no Ministério da Saúde para implantação dos centros de especialidades odontológicas.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO