Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Mato Grosso

Mais de 400 motoristas em MT tiveram CNH suspensa por dirigir embriagado

23.01.2015
09:08
FONTE: G1 MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Dirigir embriagado resultou na suspensão de 420 carteiras de habilitação (CNH), em Mato Grosso, somente no último ano. Segundo levantamento do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), os motoristas foram flagrados nas fiscalizações de blitzes da operação Lei Seca, realizadas na Grande Cuiabá, onde 204 veículos também foram apreendidos. Os dados, segundo o órgão, foram enviados pelo Batalhão de Trânsito da Polícia Militar.

Conforme o Código Brasileiro de Trânsito (CBT), dirigir alcoolizado é considerado infração é gravíssima. O condutor perde sete pontos da carteira e ainda é multado no valor de R$ 1.915,40. Além disso, a habilitação pode ser suspensa por 12 meses e o motorista está sujeito ao procedimento criminal, que pode impor pena de um a três anos de detenção. Ao menos 207 motoristas foram presos entre janeiro e dezembro do último dirigindo alcoolizados.

Foram registrados 1.246 autos de infrações relativas ao consumo do álcool. Os dados do órgão revelam que 10% dos motoristas que passaram por inspeção estavam sob efeito do álcool. Pelas regras da Lei Seca, é considerado ato criminal quando o motorista é flagrado dirigindo com índice de álcool no sangue superior a 0,34 miligramas de álcool por litro de ar expelido. Nesse caso a pena é de detenção de seis meses a três anos, multa e suspensão temporária da carteira de motorista ou proibição de obter a habilitação. Além de perder sete pontos na CNH.

Conforme o Detran, em caso de novo flagrante de motorista com carteira suspensa, a habilitação é cassada por dois anos. Ele ainda é obrigado a retornar à sala de aula da autoescola e repetir o procedimento para ter a licença de dirigir mais uma vez.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO