Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Mato Grosso

Mais de 700 recuperandos de 24 unidades se inscreveram no Enem

07.11.2014
11:17
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Exatos 716 recuperandos de 24 unidades do Sistema Penitenciário (Sispen) de Mato Grosso se inscreveram na edição do Enem Pessoas Provadas de Liberdade (PPL) 2014, regulamentada pelo Edital nº 19, de 24 de setembro de 2014. As provas serão realizadas nos dias 09 e 10 de dezembro.
 
O objetivo principal é a avaliação do desempenho escolar e acadêmico ao final do ensino médio para pessoas privadas de liberdade e jovens sob medida socioeducativa, que inclua privação de liberdade, regida pela Portaria/MEC nº 807, de 18 de junho de 2010. De acordo com o secretário de Justiça e Direitros Humanos, Luiz Antonio Pôssas de Carvalho, “a aplicação do Enem PPL envolve a parceria de diversos órgãos da administração pública, além das instituições aplicadoras, correios e colaboradores”.
 
Diferente do Enem regular, a inscrição do Enem PPL é realizada por um responsável pedagógico em cada unidade. As inscrições ocorrem no site do Inep. “O objetivo do Inep é garantir o direito de participação dos recuperandos aos exames e seus resultados, permitindo que a educação funcione como instrumento de reinserção social e de cidadania”, explica o coronel PM Clarindo Alves de Castro, adjunto de Administração Penitenciária.
 
A professora Margaret Anderson de Oliveira, responsável Pedagógica pela Educação em Prisões, esclarece que em cada Unidade Prisional ou Socioeducativa indicada pelas instituições, o responsável pedagógico efetua as inscrições dos participantes e o seu acompanhamento; faz o ensalamento, a transferência e/ou a exclusão de participantes, no próprio sistema, de dentro dos respectivos prazos previstos no edital; além de acessar os resultados obtidos pelos participantes. “Nos pleiteamos a certificação dos participantes e a participação do candidato no Sisu e outros programas de acesso ao Ensino Superior; buscamos ainda divulgar as informações sobre o Exame aos Participantes”, acrescenta Margareth de Oliveira.
 
Segurança -  As unidades devem disponibilizar condições de segurança a todos os colaboradores envolvidos na aplicação do exame e, neste sentido, a presença do diretor do estabelecimento ou pessoa por ele designada é imprescindível no dia da aplicação do exame.
 
Lista das Unidades -  CP de Alto Araguaia / CP de Arenápolis / CP de Barra do Garças / CP de Campo Novo do Parecis / CP de Diamantino / CP de Juara / CP de Nortelândia / CP de Nova Xavantina / CP de Primavera do Leste / CP de Santo Ântonio do Leverger / CP de Sorriso / CP de Várzea Grande. Cáceres – CP de Cáceres / CP de Cáceres Feminino. Tangará da Serra – Centro de Detenção Provisória de Tangará da Serra/ CDP Feminino de Tangará da Serra. Rondonópolis – CP de Rondonópolis – Penitenciária Mata Grande. Cuiabá – Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC), Penitenciária Central do Estado (PCE), Penitenciária Feminino Ana Maria do Couto May. Água Boa – Penitenciária Major Zuzi Alves da Silva de Água Boa. Sinop – Anexo Penitenciária Feminino de Sinop/ Penitenciária Dr. Osvaldo Florentino Leite.
 
Todas estas instituições firmaram o Termo de Adesão, Responsabilidades e Compromissos junto ao Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO