Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Mato Grosso

Maluf destaca união para levar cidadania à população ribeirinha

12.02.2016
15:59
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Maluf (PSDB), participou na manhã desta sexta-feira (12), em Santo Antônio do Leverger, da abertura da IX edição do projeto Ribeirinho Cidadão, idealizado pela Defensoria Pública. Na oportunidade, o deputado destacou a união de instituições públicas, privadas e entidades para levar cidadania à população ribeirinha.
 
Maluf afirmou que unidos, os mato-grossenses conseguirão transformar o Estado. “Precisamos de união para levar cidadania à população mais carente. E os idealizadores conseguiram aglutinar uma série de parceiros para tornar esse projeto como política pública. Ações simples como essas podem fazer inclusão social, ajudar esses ribeirinhos que muitas vezes não possuem nem carteira de identidade e certidão de nascimento”, disse o presidente do Poder Legislativo.
 
Nos próximos 17 dias, 70 comunidades ribeirinhas receberão atendimentos. Serão emitidos documentos como Identidade Civil, Carteira de Trabalho e CPF, além da doação de óculos, medicamentos, brinquedos e peças de vestuários, estas que são oferecidas pela Receita Federal e distribuídos à população mediante a entrega de lixo retirado das margens dos rios. Também serão realizadas dinâmicas da educação ambiental.
 
Presente na abertura do projeto, o governador Pedro Taques (PSDB) avaliou que essa é uma ação de homens e mulheres de bem que querem levar o bem para aqueles que mais precisam.
 
“O que vale é a simplicidade das coisas. Uma pessoa sem certidão de nascimento não é vista como cidadã ainda no sentido restrito do termo. Ela está ali sem condições para que possa sobreviver com decência. E, na simplicidade, achamos o caminho. Não interessa quem faça, o importante que seja feito”, disse o governador que também reforçou que está sendo organizado pelo Governo do Estado a Caravana da Transformação com seis edições.
 
Com o objetivo de prestar assistência jurídica e social de forma integral e gratuita a população ribeirinha, o projeto Ribeirinho Cidadão contará com etapa fluvial e terrestre, e 60 profissionais envolvidos, entre defensores, juízes, médicos, promotor de justiça, oftalmologistas, dentistas, assistentes sociais, além de pessoas que vão auxiliar nas questões jurídicas e sociais. Da Assembleia Legislativa, três profissionais foram cedidos para contribuir nos 17 dias.
 
A primeira etapa tem a duração de dez dias, quando as embarcações com a equipe de atendimento vão navegar as águas que banham as comunidades de Santo Antônio do Leverger a Poconé, passando por Barão de Melgaço. Na segunda etapa, serão sete dias, e o atendimento vai ser prestado via terrestre na região de Santo Antônio do Leverger e Juscimeira.
 
Defensor Público-Geral, Djalma Sabo Mendes, disse que os colaboradores e a população ribeirinha aguardava com ansiedade a nona edição do projeto que é uma verdadeira expedição de cidadania. “É a união de esforços de pessoas de bem”.
 
Coordenador do projeto, o defensor público Air Praeiro enalteceu a participação da Assembleia Legislativa mais uma vez no Ribeirinho Cidadão e dos demais 22 parceiros. “A Assembleia Legislativa sempre foi parceira, e expusemos a forma de atuação no Ribeirinho Cidadão e evidentemente, o presidente Guilherme Maluf, com o horizonte social que lhe é peculiar, atendeu o alcance social e chamou os servidores para participarem”, disse.
 
Durante o evento, os deputados Guilherme Maluf e Wilson Santos entregaram Moção de Aplausos a Air Praeiro e ao juiz José Antônio Bezerra Filho, também organizador do projeto.
 
Também participaram do evento, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Paulo da Cunha; o procurador geral de Justiça, Paulo Prado; o secretário-chefe da Casa Civil, Paulo Taques; o prefeito de Santo Antônio Leverger, Valdir Castro; o presidente da Câmara Municipal de Santo Antônio do Leverger, Franklin da Silva.  

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO