Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Mato Grosso

Mari Bueno realiza turnê pela Europa em junho

22.05.2015
14:29
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A artista plástica mato-grossense Mari Bueno deve chegar a Europa no início do mês de junho para cumprir agenda de compromissos que inclui participação em exposição, palestra, conferência, visitas a museus e bienal. A turnê foi marcada logo após a conclusão da pintura de duas igrejas, uma em Lucas do Rio Verde e outra em Sorriso, no estado de Mato Grosso. Juntos estes trabalhos somam 475 metros quadrados de arte sacra realizados pela artista.

O primeiro compromisso será de 04 a 06 de junho, no norte da Itália, entre as cidades de Milão e Turin, no Mosteiro de Bose, onde participa da 13ª Conferência Internacional de Liturgia, que tem como tema “Arquitetura da Luz”. 

“Esta conferência contará com os principais palestrantes do mundo na área. É a primeira vez que participo do evento e a experiência será um complemento à minha especialização em arte sacra, uma vez que a conferência abrange arquitetura, liturgia e claro, arte sacra”, adiantou a artista plástica.

No dia 07 de junho Mari Bueno estará em Pádua, para a entrega do rosto de Morgagni, reconstruído pelo 3D Designer, Cicero Moraes e pintado pela artista. A peça será recebida pelo Dr. Nicola Carrara e Dr. Alberto Zanatta e ficará exposta no Museu da Universidade de Pádua. 

“Na oportunidade também visitarei a exposição na qual está o rosto reconstruído de Santo Antônio, trabalho realizado também pelo Cicero e o qual também pintei”, contou Mari.

A agenda em Pádua inclui ainda uma reunião com o Reitor da Basílica de Santo Antônio, Frei Enzo Poiana. A artista deve apresentar o projeto de arte sacra da Igreja Santo Antônio, de Sinop e entregar também uma carta do Bispo Dom Gentil Delazari. 

“Será um encontro para falar sobre o que existe de arte sacra em Mato Grosso, mais especificamente relacionado ao trabalho que realizamos e também estreitar os laços entre a diocese de Sinop e a basílica italiana”, declarou a artista plástica.

Na sequencia, Mari Bueno visita a Bienal de Veneza. 

“É a maior bienal de arte do mundo. Cerca de 89 pavilhões e a participação de 53 países. Esta turnê é toda voltada ao trabalho e nesses eventos vou em busca de novas informações e elementos”, complementou Mari.

De 15 a 21 de junho, Mari Bueno participa da exposição Arteinrete, no Oratório da Paixão, na Basílica de Santo Ambrósio, em Milão. 

“É uma exposição coletiva, com 13 artistas. Serei a única artista brasileira desse grupo e vou expor parte das obras que integram a exposição sobre a trajetória de Maria, que cumpre com o seu papel de ser uma exposição evangelizadora e catequética. Passamos por dois museus em Portugal com esse projeto, agora estaremos na Itália e existe a previsão de que essa exposição completa venha para o Brasil, em um primeiro momento para Sinop e Cuiabá e na sequencia para São Paulo”, informou Mari acrescentando que a exposição em Milão faz parte dos eventos paralelos que acontecem durante a Expo Milano, uma feira universal, na qual 140 países devem estar presentes. 

De acordo com a curadora da Exposição, Elena Jelmoni, as obras da artista têm profundidade e sacralidade e são consistentes com as características do espaço em que serão expostas. 

“Apreciamos a arte da Mari Bueno. Olhando para suas obras, temos a percepção de movimento, elas não são estáticas, trazem a sensação de vida. Além disso, ela consegue imprimir em seu trabalho as características do Brasil, o sabor da sua terra, que os italianos amam tanto”, complementou Elena.

Durante a viagem, Mari Bueno também irá entregar no Museu de Arte de Chianciano, em Chianciano Terme, duas obras que irão participar da Bienal de Chianciano, na Toscana, em setembro. 

“São obras da temática sacra, baseadas no versículo 19;3 do livro de Genesis, nas medidas de 1,20 x 1,40 cm e que serão entregues no Museu de Chianciano. Esta é a segunda vez que sou convidada para participar da Bienal”, acrescentou a artista.

No dia 19 de junho, a brasileira ministra palestra sobre seu trabalho na Escola de Arte Sacra em Florença. O coordenador da instituição, Giancarlo Polenghi, afirma que a Escola não está comprometida com um estilo particular de arte e por isso tem interesse em saber o que está sendo realizado em termos de arte sacra em todo o mundo. 

“Acho o trabalho da Mari impressionante. Ela, a exemplo de outros artistas, tem combinado diferentes estilos em suas obras. A palestra será para alunos e professores. Estamos ansiosos para que ela compartilhe conosco suas experiências e ideias com relação à arte sacra”, concluiu Polenghi.

Mari Bueno deve retornar ao Brasil no dia 23 de junho.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO