Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Mato Grosso

Marido de avó de criança morta após comer couve deve ser indiciado

24.06.2015
07:08
FONTE: Denise Soares/G1 MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Um produtor rural de 46 anos casado com a avó de Antonny Gabriel da Silva, de 7 anos, deve responder por homicídio culposo, quando não há intenção de matar. Antonny morreu no último dia 15 depois de comer uma porção de couve no almoço com a família. A hortaliça estaria contaminada com agrotóxicos. A criança morava com a avó e com o produtor rural em uma fazenda em Porto dos Gaúchos, a 644 km de Cuiabá.

Segundo o delegado responsável pelo caso, Albertino Felix de Brito Júnior, a polícia ainda aguarda resultado de exames técnicos para dar continuidade às investigações. A couve que Antonny comeu teria sido retirada da plantação do produtor, que é casado com a avó do menino. A mãe do garoto mora em Ipiranga do Norte, a 455 km de Cuiabá.

“Ele [o produtor] mora com a avó do menino e aplicou nessa couve um agrotóxico que tem a base de acefato, normalmente usado nas lavouras de soja. Ele disse que usou para matar pragas que estavam na plantação”, contou o delegado ao G1. O produto foi adquirido na cidade de Sorriso, a 420 km de Cuiabá.

A forma como foi aplicada e a quantidade do produto ainda estão sendo investigadas pela polícia. “O produtor tem outras plantações de soja, milho e algodão, e disse que usou o mesmo produto nessas lavouras de grande extensão na lavoura de couve. Justamente a que eles comeram e passaram mal. É um produto bastante tóxico. [Ele] é uma pessoa que tem conhecimento sobre os produtos. Vamos verificar se ele poderia ter evitado [a contaminação] ou se agiu com algum dolo de previsão de resultado”, declarou Albertino.

Conforme o delegado, nesta quarta-feira (24) uma equipe de técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura de Porto dos Gaúchos deve fazer uma vistoria da propriedade rural, inclusive nas plantações da família. Uma outra equipe também deve fazer um trabalho de orientação sobre uso de agrotóxicos nas outras fazendas da região.

O caso
Antonny, a avó e o produtor procuraram o hospital da cidade no dia 12 de junho. Segundo o médico que atendeu a família no Hospital Municipal de Porto dos Gaúchos, Ricardo Sanches Pereira, tanto a criança quanto os adultos apresentavam sintomas de intoxicação.

O garoto recebeu atendimento inicial na cidade, porém, apresentou uma piora no quadro de saúde e foi transferido para o hospital de Juara, a 690 km de Cuiabá, onde foi atendido por uma pediatra. No mesmo dia precisou ser entubado e transferido para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Tangará da Serra, a 242 km da capital, onde faleceu no dia 15.

A família, que não quis se identificar, afirmou que nunca teve problemas com o cultivo na horta e que vai aguardar o resultado dos exames feitos no corpo do menino.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO