Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Mato Grosso

Mato Grosso tem 73 cidades com alta incidência de dengue

01.09.2015
06:08
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informa que 73 dos 141 municípios mato-grossenses apresentam alta incidência de dengue, com 624 casos notificados a cada 100 mil habitantes. Os números representam um aumento significativo em relação ao mesmo período do ano anterior. 

Segundo o Boletim Epidemiológico, emitido pela Vigilância em Saúde da SES, foram notificados 20.143 casos de dengue em oito meses, aumento de 111,50%, em comparação ao mesmo período de 2014 quando foram registrados 9.524 casos. 

Santa Carmem, Santa Rita do Trivelato, Cocalinho, Ribeirãozinho, Paranaíta, Campo Novo do Parecis, Matupá, Torixoréu, Serra Nova Dourada, Alto Taquari, Sinop, Novo Horizonte do Norte, Gaúcha do Norte estão entre os municípios com os maiores índices. Sinop continua com um dos maiores índices, 2.994 casos notificados de dengue e incidência de 2.360 casos por 100 mil habitantes. 

A SES recomendou às Secretarias Municipais de Saúde que mantenham a rede atenta para o diagnóstico precoce da doença e o manejo correto para que os óbitos sejam evitados. Além disso, são realizadas atividades de vistoria, orientação e prevenção, principalmente nos municípios silenciosos e de maior incidência. 

Chikungunya 
Foram registrados 255 casos suspeitos de Febre Chikungunya. Deste total, 181 estão sob investigação e 74 foram descartados nos municípios de Barra do Bugres, Campo Novo do Parecis, Cuiabá, Guaratã do Norte, Juína, Lucas do Rio Verde, Marcelândia, Nova Olimpia, Primavera do Leste, São Felix do Araguaia, Sorriso, Terra Nova do Norte, Várzea Grande, Rondonópolis. Até o momento, não foi confirmado nenhum caso de transmissão da doença em Mato Grosso. No entanto, no início do mês de março ocorreu o primeiro caso “importado” de Febre Chikungunya, no município de Cuiabá. 

Zyka 
O Zika vírus (ZIKAV) é um arbovírus do gênero Flavivírus, que apresenta sintomas parecidos com o da Dengue e da Febre Chikungunya, como: dores nas articulações, dor de cabeça, febre, náuseas, diarreia e mal-estar. A fotofobia é uma das características diferenciais da doença, assim como manchas no corpo, principalmente nas palmas das mãos e nas plantas dos pés, e conjuntivite sem secreção e coceira. Cento e trinta e duas amostras de exames já foram enviadas para diagnóstico diferencial, mas ainda não foi confirmada a circulação do Zika vírus em Mato Grosso. 

Sintomas 
Os sinais e os sintomas da dengue e da febre chikungunya e Zyka são parecidos, a primeira manifestação é a febre alta de início abrupto, acompanhada de dores articulares e musculares, dores de cabeça, fadiga e manchas avermelhadas na pele. Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns. Fique alerta aos sintomas da dengue, caso apresente sinais e sintomas das doenças, deve-se procurar imediatamente os serviços de saúde e evitar o uso medicamentos sem prescrição médica. 

Prevenção 
Entre as principais medidas de prevenção a serem tomadas, para as três doenças, estão: manter a caixa d’água tampada de forma adequada; não acumular vasilhames, lixos e embalagens no quintal; verificar se as calhas não estão entupidas; e colocar areia nos pratos dos vasos de planta. 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO