Mato Grosso, 23 de Abril de 2024
Mato Grosso

Dra. Mayara Techio – Psicologia: Desembaraçando o emaranhado de emoções

16.05.2016
19:02
FONTE: Kimberly Schäfer | ExpressoMT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Mayara

    Mayara Techio é psicóloga e especialista em Terapia Cognitiva Comportamental. Formada em Psicologia pela Univag - Centro Universitário de Várzea Grande-MT, se tornou especialista pelo Cefi - Centro de Estudos da Família e do Individuo, de Porto Alegre-RS (Foto: Reprodução)

Mayara Techio é psicóloga e especialista em Terapia Cognitiva Comportamental. Formada em Psicologia pela Univag - Centro Universitário de Várzea Grande-MT, se tornou especialista pelo Cefi - Centro de Estudos da Família e do Individuo, de Porto Alegre-RS. Possui uma extensa lista de cursos de aperfeiçoamento e é facilitadora do programa Friends for Life (Amigos pela Vida, tradução livre) pela Pathways Health and Research Centre-Australia (Pathways Saúde e Pesquisa Centro – Austrália), é também membro da Sociedade Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC).

 

O desejo de Mayara sempre foi atuar na área de humanas, em especial na saúde, e a psicologia veio de encontro com o que ansiava. “Depois que comecei o curso eu entendi que era isso que eu queria para minha vida.” – externou a doutora. Atualmente, Mayara atende seus pacientes na Clínica em que atua juntamente com as doutoras Michelle Fabrini (médica psiquiatra) e Alline Teixeira (psicóloga), em Lucas do Rio Verde/MT.

 

Ao receber a equipe de jornalismo do ExpressoMT em seu consultório, a psicologia revelou alguns detalhes sobre saúde emocional e desmistificou a ideia de que apenas ‘loucos e problemáticos’ necessitam de cuidados psicológicos.

 

Segundo a doutora, as patologias mais detectadas entre os pacientes atendidos em Lucas do Rio Verde se referem a transtornos de ansiedade como ansiedade generalizada, transtorno obsessivo compulsivo, fobia social, fobia específica, stress pós-traumático, entre outros. Porém, de todos os transtornos de ansiedade detectados, o que mais se destaca é a ansiedade generalizada. 

 

A ansiedade generalizada também se manifesta por meio de pensamentos negativos e excesso de preocupação alheia, além de problemas com o sono. “Esse tipo de paciente se preocupa com tudo e com todos, sempre pensando que o pior vai acontecer, ou que ele não consegue, não dá conta de cumprir com o que lhe foi proposto. Sempre antecipa o futuro de forma negativa.” – explicou a psicóloga. 

 

Pessoas com ansiedade generalizada também apresentam fatores externos que caracterizam esse tipo de patologia, entre eles estão: problema com sono, ausência ou diminuição de apetite, em alguns casos o aumento de apetite, mãos e pés gelados, coração acelerado, irritabilidade, inquietude, dor no corpo, tontura e formigamento, sentindo-se sempre com os ‘nervos à flor da pele’. Um paciente, conforme explicou a doutora, não precisa apresentar todos os sintomas para se enquadrar em qualquer patologia, basta que apresente de três a quatro características de algum transtorno dentro de um prazo de seis meses, podendo ser diagnosticado com um transtorno específico ou com mais de uma patologia, apresentada de forma mista. 

 

Os fatores que podem levar uma pessoa a apresentar esse tipo de ansiedade são os mais diversos, podendo ser associado a genética, a questão cultural e social, e principalmente, o ambiente familiar. “Se a pessoa vem de uma criação onde ela foi muito cobrada, por exemplo, automaticamente é gerado em seu subconsciente uma autocobrança e uma pressão, onde ela quer mostrar para alguém ou para si mesmo que ela é capaz e que pode ser melhor, mas de uma forma negativa.” – elucidou Mayara.

 

O tratamento para esses e outros transtornos emocionais é a forma mais rápida, eficaz e segura de sanar qualquer tristeza, inquietude ou debilidade, é a forma de elevar as emoções ao patamar mais alto da saúde mental. 

 

Para aqueles que anseiam ter essa saúde plena, de corpo e mente, a doutora aconselha: ‘O ideal é procurar o psicólogo não apenas quando percebe que algo está errado, mas quando sentir vontade. Vale ressaltar que o profissional não trabalha apenas com o tratamento, mas também com a prevenção. Geralmente atendo pessoas que necessitam de tratamento, pois estas só procuram ajuda quando a patologia já está enraizada. Mas quanto antes vier, melhor, pois todo mundo, em algum momento, precisa de ajuda. ’ – disse.

 

Ao término da entrevista, a doutora destacou a importância de cuidar da saúde emocional, tendo em vista que as doenças emocionais sempre geram consequências físicas. “Se o meu cérebro que é o responsável pelos meus sentimentos não está bem, todo o meu corpo irá sofrer. Nem sempre doenças no corpo irão afetar o cérebro, mas doenças na mente sempre afetarão o corpo.” – finalizou a psicóloga Mayara Techio.

 

O que ainda está presente na sociedade é o preconceito com estes profissionais, por isso a maioria das pessoas vão ao consultório somente quando já apresentam problemas psicológicos. Psicólogos são os responsáveis por desembaraçar o emaranhado de sentimentos presentes no paciente, não é para ‘loucos’ é para os inteligentes, pois estes se preocupam em prevenir possíveis transtornos emocionais.

 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO