Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Mato Grosso

Médico cuiabano realiza cirurgia ao vivo para evento mundial

26.04.2016
08:26
FONTE: Pau e Prosa Comunicação

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O médico Nasser Hussein Mahfouz realizou uma cirurgia de alta complexidade com transmissão ao vivo, via satélite, para centenas de especialistas que participam do Congresso Internacional de Cirurgia Endovascular (CICE), que é presidido pelo dr. Armando Lobato e considerado um dos maiores eventos mundiais da área. O CICE 2016 reuniu (13 a 16 de abril) grandes nomes da especialidade em cirurgia vascular e endovascular do mundo, que foi realizado no Sheraton WTC Hotel, em São Paulo.

A transmissão ao vivo contou com uma sabatina de especialistas que acompanharam a explanação de Mahfouz direto do centro cirúrgico do Hospital Jardim Cuiabá. O médico operou um paciente com quadro de aneurisma da aorta abdominal infra-renal e de artéria ilíaca. O rompimento do aneurisma pode causar a morte. O tratamento endovascular utiliza uma prótese interna “substituindo” a parede da aorta, ajudando a impedir que a área comprometida se rompa. O especialista explica os avanços das técnicas modernas. “O método tradicional exigia um procedimento mais invasivo, em que precisávamos ‘abrir’ o paciente. Há mais ou menos 10 anos a medicina tem avançado nesta área e hoje nós dominamos procedimentos e tecnologias sofisticados que produzem o mínimo de trauma no paciente”. Mahfouz informa também que o tempo de recuperação do paciente pelo tratamento endovascular é muito mais rápido.

Durante o CICE 2016, Mahfouz coordenou, ainda, uma mesa que envolvia a apresentação de um caso,ao vivo,por profissionais belgas.

Histórico profissional
Nasser Hussein Mahfouz foi pioneiro, em Cuiabá, na realização de cirurgias de varizes a laser, dentre outros procedimentos que o destacam como um dos maiores especialistas do país. Com 26 anos de carreira, Dr. Nasser Mahfouz é professor há 20 anos e, atualmente, faz parte da Faculdade de Medicina da UNIVAG (Universidade de Várzea Grande). 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO