Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Mato Grosso

Médicos apontam gargalos de atendimento à saúde durante roda de conversa

23.03.2015
11:44
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O prefeito Otaviano Pivetta se reuniu na tarde de sábado (21/03), com os médicos da rede de atenção básica de saúde que prestam atendimento nos postos de saúde da família. Sem a formalidade usual nesse tipo de encontro, a roda de conversa foi no gramado em frente a prefeitura, quando tiveram a oportunidade de mostrar os problemas que aparecem em outra ponta do serviço público de saúde, que é o atendimento de urgência hospitalar. 

A preocupação no setor municipal é verificar onde estão os problemas que surgem em decorrência de profissional, já que as estruturas física e tecnológica dos PSF´s em Lucas do Rio Verde são completas, indo desde o atendimento odontológico, pré-natal e puericultura até o acompanhamento de pacientes como hipertensos e diabéticos. Segundo indicadores do Ministério da Saúde a cobertura no município é de 100%, mas ainda faltam alguns gargalos a serem atendidos, principalmente quanto a oferta de médicos e atendimento nas unidades de saúde. 

Os médicos demonstraram contentamento quanto a estrutura, o que permite 98% de resolutividade, mas apontam que os encaminhamentos para o Hospital São Lucas, na maioria dos casos acaba retornando para o PSF. “O problema apontado é falta de médicos plantonistas no hospital, pois é apenas um profissional por plantão”.  Explica o médico Wagner Godoy. Eles indicam a necessidade de ter pelo menos 2 profissionais, o que tornaria os atendimentos de urgência mais ágeis. Puseram como exemplo o PSF Central para aonde vão até os clientes de planos de saúde, por ter 2 médicos e mais agilidade nos atendimentos. 

A categoria também aproveitou a oportunidade para explicar com mais detalhes como funciona o setor da saúde no que se refere aos médicos, e para falar da questão salarial. Eles querem equiparação com os munícipios de Nova Mutum e Sorriso, com diferença entre R$ 2 mil e R$ 3 mil reais. 

O Prefeito Otaviano ouviu atentamente os profissionais, acrescentou que o ideal para o setor público são os médicos especializados em atendimentos à família, com visitas e acompanhamentos, fazendo principalmente a prevenção. “Nós devemos prevenir e até ensinar nossa população mais carente. Vacinas, higiene, quintais limpos certamente vão proporcionar uma qualidade individual de saúde” observou Otaviano. Quanto aos pedidos dos médicos ele disse que vai estudar a média de salários pagos nos municípios dinâmicos. Em relação aos plantões no Hospital São Lucas o prefeito autorizou que os próprios médicos da atenção básica possam reforçar a equipe do hospital.  

Também participou da reunião o presidente da Associação Médica de Lucas do Rio Verde Evandro de Souza.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO