Mato Grosso, 16 de Abril de 2024
Mato Grosso

Menina passa por 3ª cirurgia plástica após ser atacada por cão em MT

22.07.2014
08:51
FONTE: G1 MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A pequena Emily Mariane da Silva de Miranda, de dois anos de idade, passou pela terceira cirurgia plástica após ser atacada por um cão há 48 dias em Sorriso, a 420 km de Cuiabá. A vítima foi mordida no rosto e no abdômen pelo animal, no momento em que ela chegava na residência dela, que fica na mesma propriedade em que o animal ficava. Na ocasião, a avó e dois irmãos de 9 e 11 anos de idade estavam com a garota. Nesta última sexta-feira (18), um enxerto na bochecha da menina foi realizado no Hospital Regional do município.

De acordo com o médico que atende a criança desde que ela foi levada por familiares àquela unidade de saúde, Iuri Viana, o procedimento foi tranquilo. “Nós fizemos um enxerto de pele, na região que havia ficado comprometida pela mordida. Retiramos material da virilha da paciente. Na próxima sexta (25) iremos retirar o curativo para analisar o resultado, o grau de integração da pele, mas esperamos que essa tenha sido a última cirurgia”, enfatizou o médico. Segundo ele, a intervenção durou cerca de uma hora e a menina levou aproximadamente 30 pontos.

Ainda segundo Iuri Viana, a primeira cirurgia foi realizada logo depois de ela ter chegado ao hospital no dia 4 de junho. Emily passou por uma cirurgia que durou quatro horas e levou 300 pontos. "Primeiro fizemos a reconstituição do rosto dela e a lavagem dos ferimentos, já que havia riscos de infecção em razão da mordida. A segunda foi feita para retirar partes do tecido morto, o que é normal acontecer nesses casos de grande traumatismo, em que há deslocamento do tecido e rompimento de vasos sanguíneos”, explicou o médico. Após o primeiro procedimento, ela chegou a ser levada à UTI do hospital, mas já não corria risco de morte. A terceira cirurgia estava prevista para ocorrer no dia 26 de junho, mas o médico preferiu adiar em razão da pele dela não estar preparada para o procedimento.

Em entrevista ao G1, a tia da menina, Laís Santos informou que a recuperação da sobrinha desde o acidente foi muito boa. “O rostinho dela está muito melhor. Ela fez a cirurgia na sexta e, no sábado (19), já recebeu alta. Os donos do cão continuam dando apoio, vieram visitá-la e estão ajudando na compra de remédios”, relatou Laís. Ela disse ainda que o procedimento foi realizado por meio do Serviço Único de Saúde (SUS).

De acordo com a tia da vítima, na época do acidente, fazia um mês que a avó morava no local e o cachorro sempre ficava solto no pátio. No momento em que ela foi atacada estava segurando uma mamadeira. “Minha mãe tentou lutar com ele e meu sobrinho de 11 anos também, mas o animal não soltava. Eles gritaram por socorro e dois pedreiros de uma obra perto foram ajudar. Eles encontraram um martelo e só depois de dar alguns golpes no cão ele soltou minha sobrinha”, relatou a tia.

O dono do animal não estava em casa no momento do ataque, mas conforme a tia, ele ficou muito abalado e prestou auxílio necessário à família. “Uma semana depois do ataque o cão acabou tendo que ser sacrificado porque estava muito ferido na cabeça e não sobreviveria”, contou.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO