Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Mato Grosso

Miguel Vaz diz que não há como pensar em desenvolvimento sem qualificação

17.12.2014
09:36
FONTE: ExpressoMT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Durante a formatura de alunos do Senai ocorrida na noite desta terça-feira na Câmara Municipal, o vice-prefeito Miguel Vaz Ribeiro enalteceu a parceria com a instituição e destacou a abertura de 2,2 mil vagas em cursos de qualificação oferecidas em Lucas do Rio Verde. Parte dessas vagas foi aberta em parceria com outras instituições, como a Secitec, Senac e Senar. O vice-prefeito observou que o município pretende alcançar a qualificação de 12 mil jovens até 2016. Para o próximo ano, a meta é oferecer cinco mil vagas em cursos de qualificação. 

De acordo com Miguel Vaz, as parcerias são fundamentais para garantir que o município possa garantir qualificação com o desenvolvimento que vem obtendo ao longo dos anos. “O município pode até crescer, mas não vai conseguir se desenvolver. Desenvolvimento é quando a qualidade anda junto com o crescimento”, disse o vice-prefeito durante a cerimônia.

Os formandos participaram de cerca de 60 oferecidos ao longo de 2014, principalmente no primeiro semestre. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico o número de vagas abertas poderia ser maior, mas as eleições presidenciais impediram que o programa de formação do Governo Federal (Pronatec) abrisse novas turmas durante o processo eleitoral.

“Para aqueles jovens que não fizeram o curso de qualificação esse ano, fiquem atentos, porque a partir do dia 20 de janeiro nós vamos abrir vários de qualificação profissional. Então, você não pode ficar de fora. Muitas empresas estão vindo pra Lucas do Rio Verde e ocupará os melhores cargos as pessoas que estiverem mais capacitadas”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Márcio Albieri.

Além da qualificação, os cursos oferecidos pelo Senai possibilitaram que muitas pessoas criassem oportunidade para abrir novos empreendimentos. “Nesse sentido, nosso município ofereceu uma desoneração para que novos empreendedores paguem menos tributos ao começarem seus empreendimentos. Essa medida também fortalece e incentiva novos empreendedores a abrirem seus negócios e oferecerem novas oportunidades para as pessoas aqui na cidade”, destacou o vice-prefeito, citando que essa desoneração tributária tem vigência a partir de 2015.

Sede própria
A administração espera que em 2015 a sede própria do Senai se transforme em realidade. Um terreno está sendo viabilizado para que o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial construa sua sede. “Estamos trabalhando há um bom tempo para que a Federação das Indústrias para que seja construída em Lucas do Rio Verde uma unidade modelo. Estamos na reta final para definir a área onde será construído o Senai. E juntamente com o Senai, acredito que também venha o Sesi”, pontuou Miguel.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO