Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Mato Grosso

Ministério da Saúde reitera apoio a Hospital São Benedito, que deverá ser aberto em março

01.12.2014
08:49
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O prefeito Mauro Mendes obteve na sexta-feira (28.11) nova garantia do Ministério da Saúde de aporte de recursos federais para a implantação, abertura e manutenção do Hospital São Benedito, em Cuiabá. O apoio foi reconfirmado pelo diretor de Regulação, Avaliação e Controle da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Fausto Pereira dos Santos, durante audiência em Brasília.

Ele pediu ao prefeito para apresentar um cronograma de ativação do hospital por fase, e também se comprometeu a enviar uma equipe técnica do ministério para vistoriar as instalações da unidade até o dia 15 de dezembro. Segundo Fausto Pereira, depois desses dois procedimentos o Ministério irá definir, na segunda quinzena de janeiro de 2015, o valor dos recursos que serão aportados para a manutenção do Hospital.

A previsão de ativação da unidade é março do ano que vem, já que para a abertura o município depende da liberação dos recursos federais. Fausto Pereira informou que devido aos trâmites de abertura do Orçamento da União, não seria possível fazer a liberação dos recursos antes de fevereiro do próximo ano.

O prefeito explica que a reivindicação do município de Cuiabá é de um aporte de R$ 7,676 milhões para a manutenção mensal do Hospital São Benedito, que terá 111 leitos, sendo 30 de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), cinco RPA (Regulação Pós-Anestésica), além de quatro Salas de Cirurgia.

“Esperamos que o Ministério da Saúde atenda à nossa reivindicação, o que garantiria o pleno funcionamento deste importante hospital destinado à média e alta complexidade, e que vai atender não apenas Cuiabá, mas também aos pacientes de todo o Estado que hoje estão nas filas de espera”, frisou Mendes.

O prefeito acrescentou, porém, “que o secretário Fausto nos adiantou que o Estado de Mato Grosso também precisará participar dos investimentos, e tenho certeza que o governador Pedro Taques não se furtará a participar dessa conquista”.

Também participaram da audiência o secretário de Saúde de Cuiabá, Werley Peres; a secretária adjunta Iracema Queiróz; o secretário adjunto de Saúde de Mato Grosso, Huark Douglas Correia; o vereador cuiabano Paulo Araújo e o deputado estadual Pedro Satélite.

Obras
Mauro Mendes informou ao representante do Ministério da Saúde que as obras civis de adaptação do prédio que abrigará o Hospital São Benedito já estão em fase de conclusão, e que serão entregues em dezembro. O prefeito esclareceu também que os equipamentos já estão em processo de aquisição, sendo que a maior parte já foi adquirida pelo município. No total, os equipamentos custaram cerca de R$ 10 milhões, recursos liberados pelo ministério.

“Estamos finalizando a preparação para a abertura do Hospital São Benedito. A posição manifestada hoje pelo ministério é importante porque, se dependêssemos apenas dos nossos recursos, ficaria mais difícil”, argumentou o prefeito cuiabano.

Especialidades
O Hospital São Benedito fica na região central de Cuiabá, no prédio onde funcionava o Hospital de Clínicas. A prefeitura está bancando com recursos próprios do município o aluguel do imóvel e todas as despesas com as reformas de adaptação física.

O hospital será especializado no tratamento de cardiologia, neurologia, ortopedia, cirurgia bariátrica e oncologia, especialidades que hoje possuem grandes filas de espera para atendimento em todo o Estado.

Evolução
O Diretor de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde também informou aos representantes mato-grossenses durante a audiência que os índices de desempenho do Pronto Socorro de Cuiabá registraram melhoria dos atendimentos em 2014. Ele disse que as melhorias foram apontadas pelo programa “SOS Emergência”, criado pelo Governo Federal ano passado com a finalidade de melhorar a articulação de esforços da União, Estados e Municípios para melhorar a gestão, qualificar e ampliar o acesso aos usuários em situações de urgência, reduzir o tempo de espera, e garantir atendimento ágil, humanizado e com acolhimento no Sistema Único de Saúde.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO