Mato Grosso, 18 de Abril de 2024
Mato Grosso

Ministro participa de ação nacional de combate ao Aedes aegypti em Cuiabá

13.02.2016
05:32
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Governador Pedro Taques (PMDB), ministro das Cidades, Gilberto Kassab (PSD) e o presidente da AMM, Neurilan Fraga (PSD)

O ministro das Cidades, Gilberto Kassab (PSD), deve participar em Cuiabá, neste sábado (13), de uma campanha de esclarecimento e mobilização nacional de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor do zika vírus, da dengue e da febre chikungunya. A ação “Zika Zero” foi lançada pelo governo federal e deverá ser realizada simultaneamente em municípios dos 26 estados e no Distrito Federal.

Em Cuiabá, a mobilização terá início às 8h, no Ginásio Dom Aquino, com a presença do prefeito Mauro Mendes (PSB). A ação na capital irá contar com a participação de 300 soldados do Exército, 100 homens do Corpo de Bombeiros Militar, 20 agentes da Defesa Civil, 110 agentes de combate a endemias e 104 agentes comunitários de saúde.

No bairro Dom Aquino, a meta é vistoriar cinco mil imóveis, orientando moradores e tratando caixas d'água e outros locais que possam acumular água, se tornando possíveis criadouros do mosquito. O bairro, de acordo com o município, vem apresentando um índice de infestação larvária sempre em situação de alto risco.

Segundo o boletim divulgado pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) da Secretaria de Saúde de Cuiabá, somente neste ano, até o dia 5 de fevereiro, já foram notificados 42 casos de zika – sendo um deles em uma gestante – e 10 de dengue no bairro Dom Aquino. Além disso, no ano passado, o bairro ocupou o 3º lugar em número de notificações de casos de dengue.

Conforme o secretário municipal de Saúde, Ary Soares de Souza Júnior, as ações de combate também têm sido intensificadas nos demais bairros da capital onde o índice de infestação predial e as notificação dos agravos estão altos.

Várzea Grande

O município de Várzea Grande também irá participar da campanha lançada pelo Ministério da Saúde e irá promover uma ação de mobilização de combate ao mosquito no sábado (13), das 8h às 13h, no bairro Ponte Nova.

A ação prevê a realização de  limpeza urbana, panfletagem, blitz educativa, visitas domiciliares além de retirada de lixo urbanos e bolsões em terrenos baldios. A concentração será na Igreja Católica Nossa Senhora Aparecida, próximo ao viaduto da Avenida da FEB.

Na quinta-feira (11), o município decretou situação de emergência em saúde pública por conta do alto índice de infestação do mosquito. Até o último dia 10, Várzea Grande já havia registrado 904 casos de zika e 68 casos de dengue, o que representa uma incidência de 363 casos por 100 mil habitantes apenas este ano.

Ação nacional

O Dia Nacional de Mobilização Contra o Aedes Aegypti lançado pelo governo federal contará com a participação de 220 mil militares das Forças Armadas, que serão distribuídos entre 356 cidades das 27 unidades federativas.

Com caráter educativo, a ação visa intensificar a conscientização da população para a importância de erradicar os criadouros do mosquito. Dentre os municípios selecionados para a ação, estão as 115 cidades prioritárias, que tiveram incidência de dengue acima de 100 casos para cada 100 mil habitantes, nos meses de novembro e dezembro de 2015.

Durante todo o dia, serão distribuídos material informativo, com explicação das medidas de prevenção, além de orientar os moradores sobre a importância do envolvimento de todos nessas ações.

Nas casas que estiverem vazias, o material informativo será deixado nas caixas de correspondência. Os donos de estabelecimentos comerciais também serão orientados a fixar cartazes em local visível e de fácil acesso.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO