Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Mato Grosso

Ministro se compromete em avaliar investimentos de 20 milhões para viabilizar vôos noturnos

26.02.2015
15:43
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A suspensão dos vôos noturnos no município de Sinop, prevista para a próxima semana,  foi questionada pelo deputado Dilmar Dal’ Bosco ao Ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, em audiência ocorrida na  tarde de ontem, em Brasília. A reunião  foi solicitada  pelo deputado federal Nilson Leitão e contou com a participação do presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Maluf.

O cancelamento dos vôos noturnos, de acordo com a  empresa que oferece os serviços, se deve  a falta de segurança do aeroporto João Figueredo, em Sinop,  que não dispõe de  equipamentos de radiocomunicação (Papi) e também de luzes nas cabeceiras da pista para a orientação aérea, sendo os balizadores a única opção para os pilotos, o que que também  inviabiliza as operações em dias chuvosos.

“O aeroporto de Sinop não tem instrumentos  para operar nos dias de chuvas e também  falta segurança nos pousos e decolagens. Quase sempre, em dias chuvosos, os aviões retornam  à Cuiabá,   acarretando em  mais custos para a empresa que é obrigada a providenciar hospedagem e transporte para os passageiros. Essa carência de equipamentos de comunicação fez com que a seguradora ameaçasse romper o contrato com a empresa, que não operar sem cobertura”, afirmou

De acordo com Padilha, o primeiro passo  para elevar  o aeroporto de Sinop a Categoria “A”, será a implantação de uma Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo (EPTA). Somente após a instalação e homologação da EPTA o Grupo Especial de Inspeção em Voo da Força Aérea Brasileira (FAB) providenciará o  Papi. Os custos para reestruturação do João Figueredo, de acordo com o ministro, seria de R$20 milhões. Uma comissão para o  estudo de viabilidade financeira foi formada ontem a pedido do  Ministério da Aviação Civil.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO