Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Mato Grosso

Ministro visitou obra de Usina Hidrelétrica de Sinop nesta quarta-feira (30)

01.12.2016
09:47
FONTE: Durcy Arévalo | Vice-governadoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Ministro visita obra de Usina Hidrelétrica de Sinop nesta quarta-feira (30)

Durante a manhã dessa última quarta-feira (30.11) o vice-governador Carlos Fávaro, e o ministro de Minas e Energia Fernando Coelho Filho, visitaram as obras de construção da Usina Hidrelétrica de Sinop, que deve operar em 2018. Orçada em R$ 2,5 milhões, a obra faz parte do Programa Nacional do Crescimento (PAC), do Ministério de Minas e Energia (MME).

Para o vice-governador e secretário de Meio Ambiente do Estado, Carlos Fávaro, com mais esta obra Mato Grosso se consolida como um grande gerador de energia elétrica para o Brasil, e este investimento na região norte, principalmente em Sinop, é muito importante para o desenvolvimento.

“Com a presença do ministro de Minas e Energia é consolidado esse investimento. O Estado está fazendo a sua parte de agilidade no licenciamento, para que gere emprego e renda para a população mato-grossense. Isso é fundamental nesse momento de crise. Um país que não faz investimento em infraestrutura passa por sérias dificuldades”, afirmou Fávaro na ocasião.

Conforme o ministro, o empreendimento vai gerar mais de 400 megawatts, e dará suporte ao sistema elétrico nacional. “Uma energia limpa a um preço bastante competitivo, que vai ajudar o Brasil a crescer. A obra seguiu todos os ritos e, evidentemente, que temos acompanhado isso. Tudo está sendo feito de acordo com a legislação em vigor, e a empresa tem tido muita responsabilidade em suas ações”, explicou o ministro sobre o andamento do projeto.

Atualmente, em média, 2.220 pessoas trabalham na construção da usina diuturnamente. 80% da obra já foi realizada. A usina terá a terceira maior turbina do mundo, sendo a segunda maior do Brasil, perdendo apenas para Belo Monte, no Pará. A construção desse empreendimento irá gerar mais de três mil empregos diretos.

O ministro destacou o grau de comprometimento do governador Pedro Taques, que foi representado pelo vice-governador. O Governo prioriza atender, dentro das possibilidades dos órgãos ambientais, dentro do prazo estipulado para as licenças ambientais. Fávaro também falou do esforço que o Governo está fazendo para reorganizar a economia para que o setor privado volte a investir no Brasil.

“Estamos vivendo um novo momento, o de atração de investimentos, e entendemos que a  Secretaria de Meio Ambiente pode ajudar na indução de desenvolvimento no Estado. Nesses oito meses, nós determinamos aos servidores da Sema prioridade nesses grandes empreendimentos pra que isso comece a se tornar realidade”, disse Fávaro.

Visita

O convite para visita técnica foi feito pela Usina. Acompanharam a vistoria os parlamentares: senador Cidinho, deputados federais Nilson Leitão e Fábio Garcia, e os deputados estaduais Nininho, Botelho e Dilmar Dal'Bosco.

Liderada pelo vice-governador, o grupo saiu do aeroporto de Sinop no ônibus organizado pela Companhia Energética Sinop (CES) para conhecer a estrutura e instalações da Usina.

A UHE Sinop está sendo construída no rio Teles Pires. A barragem fica situada nas áreas dos municípios de Cláudia (margem direita do rio) e Itaúba (margem esquerda). O reservatório abrangerá os municípios de Cláudia, Itaúba, Ipiranga do Norte, Sinop e Sorriso.

Também participaram da visita o embaixador da França; Eduardo Azevedo, secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do MME; e o Presidente da Électricité de France (EDF).

Usina

A Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop está sendo implantada pela Companhia Energética Sinop (CES), e deve estar em plena atividade em 2018. O empreendimento é tocado por uma sociedade formada por três acionistas – Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), Électricité de France (EDF) Brasil e Centrais Elétricas do Norte do Brasil (Eletronorte).

A obra deve atender o crescente consumo de energia elétrica no Brasil. O direito de implantação foi concedido a partir do Leilão nº 006/2013, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em 2013.

O reservatório terá área de inundação de 337 quilômetros quadrados (km²) ou 33,7 mil hectares, em seu Nível de Água (NA) Máximo Normal de 302 metros (m).

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO