Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Mato Grosso

Moradores coletam água da chuva em cidade de MT afetada pela seca

21.10.2016
08:39
FONTE: G1 MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Nível do Rio Queima-Pé, que abaste o município, está muito baixo
Os moradores de Tangará da Serra, município a 242 km de Cuiabá, aproveitaram a chuva que caiu nesta quinta-feira (20) para colocar as caixas d'água do lado de fora das residências e coletar água, a fim de amenizar os problemas causados pela seca na cidade. A chuva de hoje foi fraca, mas, para os moradores que tentam deixar suas casas em ordem, foi um alívio.

"Vamos lavar a casa, porque já tem tanto tempo sem lavar que está só poeira. Além disso, dá pra lavar as louças que vão se acumulando", disse a dona de casa Elenir Rodrigues.

A falta d'água atinge o município desde agosto, mas a crise no abastecimento começou há dois meses. De acordo com o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), o nível do Rio Queima-Pé, que abastece a cidade, está muito baixo por causa da falta de chuvas no município, o que afetou diretamente a distribuição.

Apesar da chuva, a situação do reservatório ainda é precária. Na semana passada, eram tratados 200 litros de água por segundo e, agora, apenas 100 litros são tratados por segundo.

Falta d'água

Para tentar amenizar a situação, a Samae autorizou que os moradores retirassem água dos reservatórios da unidade, no Bairro Jardim Cidade Alta e também no parque de exposições, o que resultou em filas de veículos nesses locais.

Segundo a Samae para que o abastecimento volte ao normal no município é preciso que chova não apenas na cidade, mas na Bacia do Rio Queima-Pé. Até que isso aconteça, a orientação é para que os moradores continuem economizando ao máximo.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO