Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Mato Grosso

MPE notifica Câmara de Cuiabá para reduzir cargos comissionados

27.09.2016
09:42
FONTE: G1 MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Sessão na Câmara municipal de Cuiabá
O Ministério Público Estadual (MPE) notificou a Câmara Municipal de Cuiabá, em tom de recomendação, para que o órgão reduza o número de cargos comissionados. No documento, o MPE sugeri a diminuição para que o número de cargos comissionados seja igual, ou no máximo, duas vezes maior que o de cargos efetivos. Por meio de assessoria, a Câmara Municipal informou que ainda vai se posicionar sobre o assunto.

Além de sugerir a diminuição, o MPE cobra que o órgão municipal defina em leis as atribuições de cada cargo comissionado com a justificativa da necessidade destes trabalhadores e a quantidade de vagas disponíveis.

No documento, o MPE argumenta que em três anos a Casa de Leis aumentou em mais de 100% o número de cargos comissionados.

O órgão recomenda ainda, que sejam extintos os cargos comissionados de secretário, de coordenador e de chefe de núcleo de controle interno, de coordenador de auditoria, assessor técnico de auditoria e assessor analista de controle interno.

A frequência dos servidores também é questionada na notificação. A recomendação do MPE, é que a Câmara implante um sistema eletrônico de registro de ponto para todos os funcionários e estagiários. A notificação foi expedida na terça-feira (20).

Em abril deste ano, o Ministério Público iniciou uma investigação para apurar a criação de 120 cargos comissionados no Poder Legislativo municipal de Cuiabá. Para o órgão, a criação dos novos cargos contraria a atual orientação de gestão no poder público municipal de Cuiabá. Em decorrência da atual crise econômica e das dificuldadades de arrecadação, a Prefeitura tem buscado reduzir gastos.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO