Mato Grosso, 18 de Abril de 2024
Mato Grosso

MPE promove “I Mostra Anual” em Nova Mutum

10.12.2016
09:16
FONTE: Assessoria de Imprensa

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Como forma de divulgação e prestação de contas sobre o trabalho realizado pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso no ano de 2016 em Nova Mutum, as Promotorias de Justiça do município realizaram na quarta-feira (7) a “I Mostra Anual do MP”, com a participação de representantes de vários segmentos da sociedade.

Além de apresentar dados relativos à atuação judicial e extrajudicial, os promotores de Justiça Henrique de Carvalho Pugliesi e Ana Carolina Rodrigues Alves Fernandes buscaram o auxílio de alunos de diversas escolas para explicar as atribuições do Ministério Público.

Para falar sobre o combate à corrupção, por exemplo, estudantes da Escola Municipal 4 de Julho encenaram a fábula “O gato e a Raposa”. Já os direitos do consumidor foram apresentados por meio de uma paródia criada por alunos do Centro Municipal de Educação Professora Lúcia Faccio Tasca. A defesa do meio ambiente, por sua vez, foi retratada por meio da poesia “Futuro” declamada por alunos do Centro Municipal de Educação Básica Caminhos do Saber.

A explanação sobre atuação na defesa dos idosos ficou a cargo dos alunos da Escola Cenecista Hilda Strenger Ribeiro que apresentaram a peça “O valor da Maturidade”. Já a proteção a criança foi abordada por alunos do Colégio Piaget.

Na área criminal, a peça “Justiça para o que é Justo”, encenada por alunos da Escola Estadual José Aparecido Ribeiro, demonstrou o trabalho do Ministério Público no plenário do Júri. E para sensibilizar a todos sobre as consequências do abuso sexual de crianças e adolescentes, alunas da Escola Estadual Rui Barbosa cantaram a música “Carinho de Verdade”.

RECONHECIMENTO: O prefeito de Nova Mutum, Adriano Pivetta, elogiou a iniciativa dos promotores de Justiça e destacou que na cidade o Ministério Público vem se aproximando cada vez mais da sociedade. “O Ministério Público é um órgão extremamente importante, sério, competente e faz a diferença, mas não pode trabalhar sozinho”, destacou.

O procurador-geral de Justiça, Paulo Roberto Jorge do Prado, também enalteceu a iniciativa. “O Ministério Público só vai ter sentido se conseguirmos incutir nesses garotos ideais que farão com que se tornem pessoas melhores do que nós, mais comprometidas com o meio ambiente e com as causas sociais. Experiências como esta que está sendo desenvolvida em Nova Mutum engrandece o Ministério Público e contribui significativamente para o nosso fortalecimento”, disse.

BALANÇO: Na área cível, entre os resultados dos trabalhos judiciais e extrajudiciais foram destacados: a obtenção de liminar em ação civil pública para construção de uma nova cadeia na cidade e reparos no prédio atual; tratativas para implantação da Politec e para ampliação do Detran; funcionamento do gabinete de segurança com a participação das polícias Militar e Civil; acompanhamento do funcionamento dos PSFs; trabalho para harmonização das áreas verdes existentes no município; e a defesa da área da infância e juventude.

Na área criminal, existem 47.116 processos em andamentos. Entre agosto de 2015 a novembro de 2016, foram oferecidas 436 denúncias; 3.909 manifestações, 816 audiências, 204 alegações finais, 69 recursos. Foram realizados, ainda, 13 sessões do júri com 100% dos vereditos conforme tese do Ministério Público. O balanço contempla também destaques na atuação extrajudicial que inclui visitas a cadeias, realização de palestras, entre outras atividades.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO