Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Mato Grosso

MPT e Justiça do Trabalho destinam recursos para reforma do hospital de Sapezal

29.04.2015
06:07
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso (MPT-MT) e a Justiça do Trabalho em Sapezal vão destinar cerca de 274 mil reais para o Hospital e Maternidade Renato Sucupira, o único da cidade, que atende toda a comunidade local, incluindo moradores de fazendas e municípios vizinhos. O recurso é oriundo da condenação de uma empresa da região autuada em 2009 por submeter trabalhadores a condições análogas às de escravo.

O valor será usado para providenciar a substituição da rede elétrica, a troca de telhado e a pintura externa. Essa é a primeira vez, em 17 anos, que a entidade tem sua parte externa reformada. A irmã Elma Scheibel, responsável pelo Departamento de Compra de Equipamentos e de Coordenação de Projetos, trabalha no hospital desde 2001. Antes disso, exerceu a profissão de enfermeira por 48 anos.

A irmã conta que o hospital presta serviços para a prefeitura e atende, em média, duas mil pessoas por mês, sendo 47% pelo SUS. “A cidade está crescendo muito e precisamos melhorar a estrutura do hospital. Uma questão importante é também mostrar para o povo que a comunidade hospitalar quer oferecer um bom serviço de apresentação, com ambiente agradável. Como a rede elétrica nunca foi trocada e o número de equipamentos aumentou, há um risco de curto circuito. Então, nossa preocupação é também oferecer um local seguro”, salienta.

Segundo o procurador do Trabalho Leomar Daroncho, a parceria entre o MPT e Justiça do Trabalho tem sido importante na tentativa de reparar prejuízos causados à sociedade por empresas que descumprem a Constituição e a legislação trabalhista. Segundo ele, há maior efetividade quando os recursos obtidos são destinados em benefício da própria comunidade lesada.

Daroncho acrescenta que há muitos exemplos concretos de como uma atuação conjunta entre as duas instituições mudou a realidade de um local. “É o caso da destinação que proporcionou a construção de um Centro Social em Nova Mutum, cujo recurso foi proveniente de acordo firmado nos autos de um processo movido contra um grande frigorífico da região pelo descumprimento de normas relativas à concessão de intervalos para recuperação térmica dos funcionários do frigorífico. Há, ainda, uma destinação que possibilitou a reforma do quartel da 2ª Companhia Independente de Bombeiro Militar de Cáceres”, conta.

Segundo o procurador, a atuação do MPT no caso não teria a mesma repercussão social sem o apoio da Justiça trabalhista, que entendeu e apoiou a ideia. “No caso, a unidade de saúde também é a responsável pelo atendimento dos trabalhadores acidentados de toda aquela região”, complementa.

O juiz Adriano Romero da Silva, da Vara do Trabalho de Sapezal, que autorizou a aplicação dos recursos, falou sobre a decisão. “A medida é extremamente adequada e razoável, uma vez que seus efeitos extrapolam a reforma da instituição hospitalar, espraiando-se para contribuir com a promoção da saúde de toda a comunidade local”.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO