Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Mato Grosso

MT é o estado do Centro-Oeste que mais desperdiça água, diz estudo

23.01.2015
13:44
FONTE: G1 MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Apesar dos inúmeros registros de falta d'água, Mato Grosso lidera a lista dos estados do Centro Oeste que mais desperdiçaram água potável em 2013. Conforme levantamento do Ministério das Cidades que foi divulgado nesta semana, o estado superou a média nacional em desperdício de água. O Brasil desperdiçou 37% da água tratada naquele ano e o estado, 47,2%.

Outro levantamento, divulgado recentemente pelo Instituto Trata Brasil, Cuiabá é a 4ª cidade brasileira que mais desperdiça água tratada das 100 maiores cidades do país. De acordo com o Instituto Trata Brasil, 65,31% da água é perdida e o principal motivo do desperdício, segundo os dois levantamentos, são os vazamentos.

O gerente operacional da CAB Cuiabá, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto da capital, Hélio Castro, explicou que a perda d'água em Cuiabá não é resultado apenas dos vazamentos. "Isso acontece por perda de água nas redes de destribuição e fraudes e ligações clandestinas. Estamos substituindo as redes de distribuição que eram antigas", afirmou.

A concessionária assumiu o serviço em 2012, quando o indicador de perda d'água era de quase 70%. O número caiu para 56%. Segundo Castro, já foram investidos mais de R$ 300 milhões na renovação da rede de distribuição de água. "Muitas melhorias foram feitas, mas se não houve conscientização da comunidade tudo isso tende a ser perdido", pontuou.

O morador do Bairro Osmar Cabral, João Claudino Ferreira, disse que o problema de falta de abastecimento de água na região é constante. Ele contou que já chegou a ficar mais de 20 dias sem água em casa. E para enfrentar esse problema construí um reservatório que armazena 3 mil litros d'água. "Já tivemos momentos mais críticos, tanto que foi preciso tomar essa medida de construir o reservatório, mas já chegou a acabar a água desse reservatório", contou.

A professora do departamento de engenharia sanitária e ambiental da Universidade Federal de Mato Grosso, Eliana Beatriz Rondon Lima, as perdas d'águas nas cidades atingem diretamente o meio ambiente, já que as fontes para o abastecimento são mananciais. Ela enfatizou ainda que a água é um recurso natural limitado e pode ficar ainda mais escasso.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO