Mato Grosso, 18 de Abril de 2024
Mato Grosso

Município de Nova Mutum passa a contar com exames de tomografia

24.06.2014
11:20
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Uma parceria entre a Prefeitura Municipal por intermédio da Secretaria de Saúde, rede hospitalar São Camilo e empresários do Grupo Mega Imagens irá garantir o serviço de tomografia computadorizada em Nova Mutum. Um moderno equipamento já foi instalado no centro de Imagens do Hospital e em alguns dias passará a realizar exames antes feitos apenas em outros municípios.

“É um grande avanço na área da saúde para nossa população. Temos hoje grande dificuldade no deslocamento de pacientes à outras cidades para realizarem exames diagnósticos de tomografia. Por isso ressaltamos o ganho de evitar custos na área da saúde, aplicar ainda mais recursos e garantir mais qualidade de vida a nossa população”, destaca João Batista, secretário Municipal de Saúde.

A principal vantagem da tomografia computadorizada é a possibilidade do estudo de "cortes" ou secções transversais do corpo humano vivo, ao contrário do que é dado pela radiologia convencional, que consiste na representação de todas as estruturas do corpo sobrepostas. É assim obtida uma imagem em que a percepção espacial é mais nítida. Outra vantagem consiste na maior distinção entre dois tecidos.

A tomografia computadorizada permite distinguir diferenças de densidade da ordem 0,5% entre tecidos, ao passo que na radiologia convencional este limiar situa-se nos 5%. Desta forma, é possível a detecção ou o estudo de anomalias que não seriam visualizadas em radiografias comuns, ou através de métodos invasivos, sendo assim um exame complementar de diagnóstico de grande valor.

Os exames médicos poderão ser solicitados via convenio SUS ou rede particular e devem levar cerca de 40 para o diagnostico. Em fase final de instalação final o equipamento estará a disposição da população dentro dos próximos dias. 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO