Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Mato Grosso

Municípios atingidos pelas chuvas vão receber aporte financeiro do governo federal

22.03.2014
09:45
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Os municípios mato-grossenses que tiveram a situação de emergência reconhecida pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, vão receber em no máximo uma semana um aporte financeiro do governo federal. Os recursos serão destinados à locação de maquinários, aquisição de combustível e cestas básicas para serem distribuídas para famílias desabrigadas. As prefeituras devem abrir uma conta bancária para receber o recurso, cujo montante depende da situação de cada cidade afetada. Esse foi um dos resultados de reunião realizada nesta quinta-feira (20), em Brasília, entre prefeitos e o ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira. O ministro recomendou que os gestores estejam atentos aos prazos e documentação para receber os recursos. 

 Os municípios que ainda não tiveram a situação de emergência reconhecida pela Sedec devem elaborar um plano de trabalho e cadastrar no governo federal, visando a liberação de recurso para investimento em obras, como reconstrução de pontes, bueiros, galerias, entre outros.

Participaram da reunião em Brasília 21 prefeitos, parlamentares, além do diretor-superintendente substituto da Sudeco, Cleber Ávila, e representante da Defesa Civil Nacional. O prefeito de Terra Nova do Norte e vice-presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, Milton Toniazzo, estima que os prejuízos na cidade cheguem a R$ 15 milhões. O prefeito disse que os gestores estão pedindo apoio dos parlamentares para que também intercedam junto ao ministério visando agilizar a liberação dos recursos a todos os municípios afetados.

O prefeito de Nova Guarita, Francisco Endler, ressaltou que os recursos são emergenciais, pois a população está sofrendo e em muitos casos se encontra isolada. “Só em Nova Guarita serão necessários R$ 5 milhões para reconstruir a infraestrutura afetada pelas chuvas”, assinalou.

Em Mato Grosso, 41 municípios de várias regiões foram atingidos pelas chuvas. Desses, 27 já decretaram situação de emergência, reconhecida pelo governo do estado. Ao longo da BR-163 as cidades mais afetadas são Terra Nova do Norte, Guarantã do Norte e Peixoto de Azevedo.

A Associação Mato-grossense dos Municípios está acompanhando a situação de perto, e colocou a equipe de Cuiabá e do escritório em Brasília à disposição dos prefeitos no encaminhamento de ações que visem apoiar os municípios que estão enfrentando problemas com as chuvas. “A Associação está atenta às dificuldades dos municípios e preocupada com a situação, pois há comunidades isoladas, o transporte escolar e o escoamento da safra estão prejudicados em várias localidades”, afirmou o presidente da AMM, Valdecir Luiz Colle, Chiquinho.

De acordo com o superintendente da Defesa Civil do Estado de Mato Grosso, coronel Sérgio Roberto Delamônica, os gestores dos municípios estão recebendo orientação técnica do órgão, como por exemplo, para retirada de pessoas das áreas de risco.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO