Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Mato Grosso

Mutirão para o diagnóstico de hanseníase será realizado amanhã (24), no PSF IV

23.01.2015
13:30
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde promove amanhã (24), na unidade de saúde do Bairro Alvorada (PSF IV), um grande mutirão para o diagnóstico de hanseníase. A campanha faz parte das ações do poder público de prevenção e combate a doença.

Segundo a supervisora de Planejamento e Administração em Saúde, Franciele de Carlo, o mutirão tem como objetivo diagnosticar precocemente a doença, encaminhar os pacientes para o acompanhamento na rede básica e garantir que todos concluam o tratamento.

A campanha será realizada das 8h às 11h e das 13h às 17h. No entanto, para serem atendidos, os pacientes com suspeita da doença devem comparecer as unidades de saúde até o fim da tarde de hoje (23) e passarem por uma pré-avaliação. 

A supervisora explica que a triagem é para evitar que pessoas que não possuem os sintomas da hanseníase compareçam ao PSF IV e garantir o atendimento daqueles que realmente precisam. “É claro que aqueles que possuem os sintomas da doença e não puderem se dirigir as unidades durante a semana, serão atendidos”.

A hanseníase é uma doença infecto-contagiosa. A transmissão se dá por meio das vias respiratórias de uma pessoa doente que apresenta a forma infectante multibacilar, que estando sem tratamento, elimina o bacilo através das secreções nasais, tosses e espirros.

De acordo com a supervisora, os principais sintomas são o aparecimento de manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo, perda de sensibilidade, ressecamento da pele e falta de suor. 

A campanha consiste na avaliação do paciente e a realização de testes de sensibilidade, realizados por médicos especialistas no diagnóstico da doença. Caso seja confirmada a hanseníase, o paciente será encaminhado ao tratamento, disponível gratuitamente na rede municipal.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO