Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Mato Grosso

Na edição de um ano, Multiação bate recorde com 7.800 atendimentos

15.09.2014
16:51
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Corte de cabelo, consulta médica, orientação jurídica, aferição de pressão arterial, exame de glicemia, teatro, música, brincadeira, dentre outros. Quem foi ao Multiação do último sábado (13/09) aproveitou o dia para cuidar da saúde, da aparência e ainda se divertir. A edição de um ano do projeto, que tem como objetivo levar serviços gratuitos à população mais carente, movimentou o Residencial Coxipó, em Cuiabá, durante todo o dia. Na abertura do evento, todos os parceiros subiram ao palco para cantar parabéns e comemorar um ano do projeto, e como toda festa de aniversário, não faltou bolo para o público.

Quase oito mil pessoas passaram pelo mini-estádio Geraldão em busca de algum tipo de atendimento. Mas além da prestação de serviços, a população teve acesso à cultura e lazer. No estande da Unidonto, crianças e adolescentes estavam com olhares e ouvidos atentos para aprender sobre higiene bucal. De forma lúdica, a empresa usou bonecos para interagir com o público infantil, com a peça ‘A prevenção que dá certo’. “Gostei muito. Como uso aparelho, tenho que cuidar mais ainda dos dentes para evitar cárie”, disse a adolescente Jéssica Raíssa Barbosa, de 15 anos.

Outro momento marcante foi a apresentação da Turma da Mônica. Os personagens oficias Mônica, Cebolinha e Chico Bento encantaram adultos e crianças que aproveitaram para tirar fotos a com a ‘turminha’ mais famosa do Brasil. A moradora Rosane Leite foi uma que não perdeu tempo e, na primeira oportunidade, garantiu uma foto ao lado da Turma da Mônica. “Vim resolver uma pendência na Cemat, mas aproveitei para me divertir. Aqui está tudo muito organizado, fui muito bem atendida. Saio daqui satisfeita, com o problema da minha conta resolvido e feliz por tirar foto com eles”. Além da Turma da Mônica, a dupla Nico e Lau, o coral ‘Sonhos’, da Escola Municipal Elza Luiza Esteves e atores do grupo de teatro Cena Onze também se participaram dessa etapa.

Quem também procurou o Multiação para resolver problema na conta de energia foi o empresário Crever Antunes, morador do bairro Jardim Califórnia. “Muitas vezes não temos tempo de resolver alguns problemas de casa durante a semana, por isso vim aqui hoje. O atendimento foi rápido, sem fila e com pessoal bem treinado”, disse o empresário, que parabenizou os organizadores do evento pela inciativa. Além da Cemat, a CAB também é parceira do projeto e em todas as edições resolve questões relacionadas à fatura e parcelamento de contas de água.

A área da saúde, bastante procurada em todas as edições, não foi diferente. Centenas de pessoas conseguiram algum tipo de atendimento com médico clínico geral, pediatra e nutricionista da Unimed ou até mesmo passar pela triagem oftalmológica do Instituto Lions da Visão. A operadora de Máquinas, Paula Valéria Lourenço da Silva, de 21 anos, que há cerca 15 dias vem sofrendo de dor cabeça, fez consulta e realizou exame de Raio X, ali mesmo no mini-estádio. “Fui muito bem atendida, sem contar que foi tudo de forma rápida. Se eu tivesse que buscar por esse atendimento na rede pública, seriam meses de espera”.

Novidade nesta edição, a Clínica Veterinária Xaolim, de Rondonópolis, orientou os donos de animais de estimação e distribuiu cartilhas educativas sobre como bem de cães e gatos. O vigia Osvaldo Peixoto, de 62 nos, levou a cachorra dele ao estande da clínica veterinária para saber o motivo de a ‘Menina’, nome do animal, estar com coceira.

No geral, a organização do Multiação registrou um total de 7.823 atendimentos. Para o presidente do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt, Sesi, Senai e IEL), Jandir Milan, um ano de Multiação mostra que os parceiros estão coesos e interessados em ajudar o próximo. “Esse é um projeto que não tem data para acabar, nosso objetivo é resolver parte dos problemas que o poder público não consegue atender. Essa é uma ação da iniciativa privada, sem vínculos políticos, no qual nosso único interesse é colaborar com quem mais precisa”. O projeto social tem a parceria da Rede Mato-grossense de Televisão (TV Centro América), mais 18 parceiros.

Dentre os parceiros, o vice-coordenador do Rotary, no Multiação, Jefferson William de Oliveira, disse que fazer parte da ação é uma experiência gratificante, pois os integrantes da instituição estão tendo a oportunidade de conhecer de perto a realidade dos bairros e a população está tendo acesso ao Rotary. “Vejo uma integração entre os parceiros e, com certeza, as empresas que fazem parte desse projeto estão melhores institucionalmente”. No Multiação, o Rotary é responsável pelo projeto ‘Paz no Trânsito’, ‘Tira Dúvidas’ sobre hepatite B, C e pelo projeto ‘Brincar Brincando’, que distribui brinquedos para as crianças.

A área da educação é contemplada com cursos oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL-MT) se faz presente também com vagas de estágio e oportunidade de trabalho. Já a Universidade de Cuiabá (UNIC) oferece orientação jurídica. O Serviço Social da Indústria (Sesi-MT) integra a ação com o projeto Cozinha Brasil, que fornece orientação e oficina sobre alimentação saudável. A instituição oferece ainda balança de Bioimpedância para medir a massa corporal e os índices de gordura e líquido no organismo, exames de Raio X e eletrocardiograma.

Integram também o time de parceiros do Multiação a Caixa Econômica Federal, que fornece orientações sobre vários programas da instituição; o Projeto Via Láctea, com informações sobre aleitamento materno e parto humanizado; a Embelleze, que oferece corte de cabelo e outros serviços de beleza; o Laboratório Carlos Chagas, que oferece exames de glicemia e de sangue, a Óticas Carol e o Sebrae em Mato Grosso. Na parte de infraestrutura, são parceiros a Stelmaltt, Puríssima e Ativa Locações.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO