Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Mato Grosso

Nosso Judiciário inicia visitas a escolas em 2017

20.03.2017
15:39
FONTE: Lígia Saito | Coordenadoria de Comunicação do TJMT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Os alunos da Escola Estadual Dom Francisco de Aquino Corrêa, do bairro Jardim Europa, em Cuiabá, tiveram uma programação diferenciada na manhã desta segunda-feira (20 de março). Em vez da sala de aula, eles levaram as cadeiras para o pátio para assistir a uma aula de cidadania, com a apresentação do programa Nosso Judiciário, desenvolvido pelo Poder Judiciário de Mato Grosso.
 
Com a cartilha ‘Aprenda mais sobre o Amigo Judiciário – Conheça desde criança seus direitos de cidadão’ em mãos, as crianças e adolescentes tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais sobre o funcionamento da Justiça Estadual, em especial sobre o seu papel na resolução de conflitos. Um dos assuntos que foi acrescentado ao material didático este ano é o papel da conciliação e da mediação.
 
“Estamos retomando o projeto Nosso Judiciário, que começou há dois anos com intuito de aproximar a população do Poder Judiciário, envolvendo as três classes: ensino fundamental, ensino médio e o os acadêmicos de Direito, que nesse caso vão até o Tribunal. Queremos desmistificar o distanciamento que sempre existiu do Judiciário com a população”, salientou o técnico judiciário Neif Feguri Neto, que fez a apresentação. Segundo ele, a meta deste ano é realizar visitas a aproximadamente 20 escolas, inclusive do interior do Estado.
 
Para o diretor da escola, Manoel Paulo de Campos Filho, é impossível dimensionar a importância de visitas como a realizada hoje. “Quando os alunos vêm à escola buscar conhecimento, esse conhecimento só é válido quando fazemos dele a oportunidade de buscarmos os nossos direitos e nos defendermos quando formos injustiçados. Essa iniciativa é muito importante. É o Poder Judiciário chegando às pessoas, às bases, é uma forma até de gestão orgânica, porque dá espaço para a população, em seus diversos espaços de vivência, como é uma escola”, observou.
 
A cartilha ‘Aprenda mais sobre o amigo Judiciário’ traz ensinamentos sobre a função, trâmites do processo, como e onde recorrer, entre outros assuntos relacionados à Justiça Estadual. Ela possui linguagem dinâmica e de fácil entendimento para as crianças e os adolescentes. A estudante Nauany Batista gostou do livreto. “Achei a palestra muito boa porque saímos da rotina. Não é só dentro da sala de aula que temos que aprender, fora dela também. Não conhecia o Poder Judiciário e achei muito interessante poder saber um pouco mais sobre ele. Vou estudar a cartilha para aprender mais e mais”, afirmou.
 
A estudante Crislaine Silva também se mostrou satisfeita com a palestra. “Aprendi bastante coisa sobre a Justiça. Não conhecia muito e agora vou me aprofundar, pois é importante saber onde buscar meus direitos”.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO