Mato Grosso, 25 de março de 2017

noticia

.:: Publicidade

Nosso Judiciário inicia visitas a escolas em 2017

Em 20 de março de 2017 as 14h39

Um dos assuntos que foi acrescentado ao material didático este ano é o papel da conciliação e da mediação.

Fonte: Lígia Saito | Coordenadoria de Comunicação do TJMT

http://www.expressomt.com.br/matogrosso/nosso-judiciario-inicia-visitas-a-escolas-em-2017-179040.html

Crédito: Lígia SaitoNosso Judiciário
Em vez da sala de aula, eles levaram as cadeiras para o pátio para assistir a uma aula de cidadania.
Os alunos da Escola Estadual Dom Francisco de Aquino Corrêa, do bairro Jardim Europa, em Cuiabá, tiveram uma programação diferenciada na manhã desta segunda-feira (20 de março). Em vez da sala de aula, eles levaram as cadeiras para o pátio para assistir a uma aula de cidadania, com a apresentação do programa Nosso Judiciário, desenvolvido pelo Poder Judiciário de Mato Grosso.
 
Com a cartilha ‘Aprenda mais sobre o Amigo Judiciário – Conheça desde criança seus direitos de cidadão’ em mãos, as crianças e adolescentes tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais sobre o funcionamento da Justiça Estadual, em especial sobre o seu papel na resolução de conflitos. Um dos assuntos que foi acrescentado ao material didático este ano é o papel da conciliação e da mediação.
 
“Estamos retomando o projeto Nosso Judiciário, que começou há dois anos com intuito de aproximar a população do Poder Judiciário, envolvendo as três classes: ensino fundamental, ensino médio e o os acadêmicos de Direito, que nesse caso vão até o Tribunal. Queremos desmistificar o distanciamento que sempre existiu do Judiciário com a população”, salientou o técnico judiciário Neif Feguri Neto, que fez a apresentação. Segundo ele, a meta deste ano é realizar visitas a aproximadamente 20 escolas, inclusive do interior do Estado.
 
Para o diretor da escola, Manoel Paulo de Campos Filho, é impossível dimensionar a importância de visitas como a realizada hoje. “Quando os alunos vêm à escola buscar conhecimento, esse conhecimento só é válido quando fazemos dele a oportunidade de buscarmos os nossos direitos e nos defendermos quando formos injustiçados. Essa iniciativa é muito importante. É o Poder Judiciário chegando às pessoas, às bases, é uma forma até de gestão orgânica, porque dá espaço para a população, em seus diversos espaços de vivência, como é uma escola”, observou.
 
A cartilha ‘Aprenda mais sobre o amigo Judiciário’ traz ensinamentos sobre a função, trâmites do processo, como e onde recorrer, entre outros assuntos relacionados à Justiça Estadual. Ela possui linguagem dinâmica e de fácil entendimento para as crianças e os adolescentes. A estudante Nauany Batista gostou do livreto. “Achei a palestra muito boa porque saímos da rotina. Não é só dentro da sala de aula que temos que aprender, fora dela também. Não conhecia o Poder Judiciário e achei muito interessante poder saber um pouco mais sobre ele. Vou estudar a cartilha para aprender mais e mais”, afirmou.
 
A estudante Crislaine Silva também se mostrou satisfeita com a palestra. “Aprendi bastante coisa sobre a Justiça. Não conhecia muito e agora vou me aprofundar, pois é importante saber onde buscar meus direitos”.


Comentários

Topo

© ExpressoMT (2008 - 2017) - Todos os direitos reservados.

Fale conosco| Seja um parceiro| Quem somos| Mapa do site